A falta de um controle financeiro é um erro comum entre as empresas e as consequências dessa falta de controle trazem prejuízos que muitas vezes são irreversíveis. Gerenciar um negócio não é uma tarefa tão simples quanto parece, daí é que entra o papel do gestor financeiro, um profissional que precisa manter em ordem os recursos financeiros da empresa.
O gestor financeiro é de extrema relevância nas organizações, independentemente do tipo ou do porte da empresa. Com isso, ele é também o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso da organização.
Que papel o gestor financeiro desempenha
Esse importante profissional, não só é responsável pelo controle dos recursos financeiros da empresa, mas também pelo planejamento financeiro e responsabilidade de organizar os demonstrativos contábeis. Além de captar e aplicar recursos visando obter mais lucros, ainda tem o papel de acompanhar o fluxo de caixa, os resultados econômicos da empresa e atuar nas tomadas de decisões corporativas.
O objetivo maior dessa função é aumentar o valor do patrimônio líquido da empresa, para isso, o profissional deve conhecer muito bem a situação financeira da mesma e realizar uma análise estratégica que ajude em uma tomada de decisão mais inteligente para o negócio. Fazendo isso, ele consegue otimizar ainda mais os ganhos financeiros.
E ainda tem mais, o gestor financeiro também é responsável por acompanhar as atividades rotineiras da empresa como: contas a pagar, todo o processo de faturamento, conciliação bancária e rotinas envolvendo assuntos fiscais e contábeis.
Como o gestor financeiro trabalha no dia a dia?
Por se tratar de uma função que envolve muita responsabilidade, onde uma falha pode ser fatal para a saúde financeira da empresa, podemos imaginar que a rotina de um gestor financeiro não é nada fácil, concorda comigo?
Para que o gestor financeiro realize uma gestão eficiente é necessário que ele utilize algumas ferramentas que o auxiliem e a boa notícia é que, com os avanços da tecnologia está cada vez mais fácil automatizar uma série de ações que antes precisavam ser feitas manualmente, e, por consequência estavam sujeitas a falhas, retrabalho e demora em toda a análise. Essa automatização pode ser feita facilmente com um software de gestão financeira.
Ufa, é muita coisa, não é? Todo esse controle que falei para você serve para evitar erros e manter o fluxo de caixa positivo e aumentar a competitividade no mercado.
Quais os benefícios de uma boa gestão financeira?
Principais características
Vou abordar agora as principais características que todo e bom gestor financeiro precisa ter. Continue lendo e saiba quais são!
1) Ética
Essa é uma das principais características desse profissional que precisa ter valores corretos e muito bem definidos, já que os seus valores morais são os responsáveis por direcionar cada ação dentro da empresa.
Lembre-se sempre disso: você é o que você faz! Pois do mesmo modo que você observa o comportamento dos seus colaboradores, você também está sempre sendo observado. A ética no trabalho está diretamente ligada à honestidade, pois não há como ser ético sem ser honesto.
2) Comprometimento
É o ato de realizar o que se propôs a ser feito sempre pensando no resultado positivo. O profissional comprometido se esforça para sempre honrar seus compromissos.
O comprometimento é determinante para um gestor financeiro. Uma forma simples de mostrar comprometimento na empresa, é conscientizando todos os colaboradores na redução de despesa da empresa como: redução da energia elétrica, uso do copo descartável, enfim, pequenos gestos que podem ajudar a empresa a ter mais lucro.
3) Liderança
Liderar é com certeza uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho, independente de ser na área financeira ou não. Os gestores financeiros precisam se olhar como líderes a partir do momento em que gerenciam os recursos necessários para atingir objetivos estratégicos das organizações. Para isso ele precisa ter uma equipe capacitada, ensinar essa equipe a traçar caminhos que impulsione processos e que tragam retornos satisfatórios para si e para a organização.
Claro que erros irão acontecer, sabemos que muitas vezes é inevitável. O importante é saber como agir diante desses erros que podem ser tanto seus como do outro. O importante é que o gestor esteja aberto a assumir desafios e responsabilidades.
4) Proatividade
Você gestor financeiro, precisar ter a capacidade de antever os problemas e oportunidades no ambiente interno e no contexto externo, e assim, propor ideias e alternativas com foco sempre em soluções, ações antecipadas e resultados, nunca no problema ou sempre estar em busca de culpados. Esse profissional tem que estar sempre em busca por informação e qualificação.
Os gestores proativos são vistos como aqueles que entregam resultados e contribuem diretamente para a saúde financeira da organização.
Sabemos que não é só isso, tem muito mais atribuições dentro dessa função. O mais importante é que o profissional da área financeira precisa ter vocação, ou seja, tem que amar o que faz. Pois é uma função onde se trabalha sob pressão, cumprimento de metas, apresentação de resultados e acima de tudo tem que saber liderar aplicando bons exemplos.
Explanei um pouco sobre a importância de um gestor financeiro, pois a função faz parte da área em que tenho muito orgulho em pertencer. Para entender sobre o planejamento financeiro, que é um dos trabalhos desse gestor, leia este artigo que escrevi.
Espero que tenha gostado de entender um pouquinho mais das responsabilidades de um gestor financeiro. Desejo uma boa sorte e sucesso!
Fonte: Fortes Tecnologia
Imagem: Business photo created by rawpixel.com – www.freepik.com