O termo networking tem origem na tecnologia da informação, onde essa palavra explicita uma rede de computadores que se comunicam e trocam informações.
No mundo dos humanos e dos seus negócios networking também significa uma rede de relacionamento entre pessoas (empresários, empreendedores) que se comunicam e trocam informações, interesses e apoio.
É um método (ou uma prática) de marketing, de baixíssimo custo comparado às demais e de muita eficácia para identificar oportunidades e desenvolver contatos de negócios.
Nos tempos atuais, os empresários e empreendedores bem-sucedidos são os que melhor exploram esse método e conseguem construir uma rede de relacionamento rica e diversificada. Fazer networking é portanto uma habilidade que possibilita alcançar o sucesso.
Muitos confundem esse tipo de relacionamento e acreditam que ele se dá principalmente na esfera social, mas a verdade é que também na esfera profissional isso ocorre.
Manter uma rede social é extremamente importante para quem quer ascender profissionalmente, no aspecto pessoal, ou quer alavancar seu negócio, no aspecto empresarial e essa regra vale muito para empresários de micro e pequenas empresas.
Mas é preciso saber usar esse método para obter bons resultados, tanto profissionais quanto institucionais. Criar uma boa rede de relacionamentos profissionais implica em manter contato com outros profissionais. Não é o mesmo que adicionar todo mundo no Facebook ou LinkedIn. Seria o mesmo que sair pelas ruas distribuindo cartões de visita ou folders a todos que passam, indiscriminadamente.
Muito mais do que a quantidade de participantes em sua rede, a qualidade e afinidade têm muito mais importância.
Para desenvolver uma boa rede de relacionamentos profissionais é preciso foco nas pessoas em quem você vê potencial de relacionamento futuro, seja como cliente, fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou colaborador.
Outra preocupação é a de não somente querer se beneficiar de seus contatos sem oferecer igualmente benefícios para eles. Afinal, todos que estão na sua rede de relacionamentos têm objetivos semelhantes. Portanto, o networking pressupõe uma relação de troca.
Tenha conteúdo para oferecer a seus companheiros de rede. Publique, compartilhe e divulgue informações que possam ser do interesse dos demais ou de uma boa parte do seu grupo. Essa é sua moeda de troca.
¨Uma troca de experiências e conhecimentos que pode trazer, como consequência, novos negócios¨. É isso que significa o networking entre profissionais para o coach Alexandre Prates. ‘Um bom networking funciona quando você serve às pessoas’, explica ainda Prates.
Um dos maiores erros é querer apenas receber os benefícios e não oferecer os mesmos aos demais.
Resumindo a importância do networking para os negócios podemos dizer que ele, se bem utilizado, com ética e valores, facilitará a construção da reputação da empresa, da marca e do empreendedor, além de ampliar os conhecimentos e a visão que o empreendedor tem em relação ao seu negócio e ao mercado em geral.
Fonte: Administradores
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