A Receita Federal liberou consulta a mais um lote da restituição do Imposto de Renda. Desde as 10h de segunda-feira (25), os contribuintes podem conferir se estão na lista, que contempla, dessa vez, quem regularizou pendências depois de cair na malha fina.
A restituição será depositada no dia 29 de abril, na conta informada na declaração de IR. O lote liberado agora contempla 210.153 contribuintes, que receberão R$ 180.556.530,18. Boa parte desse total será para contribuintes com algum tipo de prioridade, divididos da seguinte forma:
Se a restituição não for resgatada pelo contribuinte dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar o resgate através do portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Os contribuintes que enviaram declarações com inconsistências só conseguem receber a restituição depois de corrigirem as declarações ou de enviarem documentos comprovando os dados apresentados. Para saber se você caiu na malha fina, ou seja, se há inconsistências na sua declaração, é preciso consultar o extrato do Imposto de Renda, acessível pelo portal e-CAC.
Como consultar se está no lote de restituição
A consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda é feita pelo site da Receita Federal. Confira o passo-a-passo:
A Receita também orienta sobre o que fazer se o depósito não for realizado na data prevista. Nesse caso, é preciso reagendar o depósito pelos seguintes canais de atendimento do Banco do Brasil:
Fonte: FDR