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Imposto de Renda: consulta das restituições já está disponível, saiba se será contemplado(a)

27 de abril de 2022 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO

A Receita Federal liberou consulta a mais um lote da restituição do Imposto de Renda. Desde as 10h de segunda-feira (25), os contribuintes podem conferir se estão na lista, que contempla, dessa vez, quem regularizou pendências depois de cair na malha fina.

A restituição será depositada no dia 29 de abril, na conta informada na declaração de IR. O lote liberado agora contempla 210.153 contribuintes, que receberão R$ 180.556.530,18. Boa parte desse total será para contribuintes com algum tipo de prioridade, divididos da seguinte forma:

  • 3.188 contribuintes possuem mais de 80 anos
  • 25.119 têm entre 60 e 79 anos
  • 2.295 possuem alguma deficiência física ou mental ou doença grave
  • 9.203 têm no magistério a principal fonte de renda

Se a restituição não for resgatada pelo contribuinte dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar o resgate através do portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Os contribuintes que enviaram declarações com inconsistências só conseguem receber a restituição depois de corrigirem as declarações ou de enviarem documentos comprovando os dados apresentados. Para saber se você caiu na malha fina, ou seja, se há inconsistências na sua declaração, é preciso consultar o extrato do Imposto de Renda, acessível pelo portal e-CAC.

Como consultar se está no lote de restituição

A consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda é feita pelo site da Receita Federal. Confira o passo-a-passo:

  • Acesse o site da Receita Federal
  • Na página inicial, clique em “Meu Imposto de Renda”
  • Na página seguinte, clique em “Consultar a restituição”
  • Serão apresentadas informações sobre a consulta, incluindo como realizar o procedimento por app. O contribuinte deve clicar em “Iniciar” para dar sequência ao procedimento.
  • Na próxima página, preencha os dados requisitados, incluindo o ano de referência da restituição. Digite os caracteres apresentados e clique em “Consultar”.
  • Em seguida, será apresentada a situação da restituição. Se ela já tiver sido depositada, aparecerá como “Creditada”. Do contrário, aparecerá como “Enviada para crédito no banco”.

A Receita também orienta sobre o que fazer se o depósito não for realizado na data prevista. Nesse caso, é preciso reagendar o depósito pelos seguintes canais de atendimento do Banco do Brasil:

  • Site: www.bb.com.br/irpf
  • Central de Relacionamento BB: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos)

Fonte: FDR

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