As expectativas para a economia em 2019 são moderadas, mas positivas. A previsão dos especialistas é que o país cresça entre 2% e 3% no próximo ano.
Para as empresas, isso significa que é preciso continuar cortando custos, mas é um bom momento para investir assertivamente no que vai fazer seu negócio crescer. Outro item que vai ser o diferencial de muitos negócios em 2019 é a inovação. Cada vez mais, o mercado dará espaço para empresas criativas e focadas no sucesso do cliente.
Neste artigo, separamos 4 dicas que vão te auxiliar a começar 2019 com tudo:
1. Faça um balanço de 2018
O primeiro passo para encontrar oportunidades de crescer no próximo ano é analisar os números de 2018 e de outros anos anteriores. Para isso, faça um balanço de resultados e faça uma análise de maneira inteligente.
Não olhe apenas para o faturamento. Analise seus custos fixos, veja quais foram os produtos mais vendidos, verifique como foi o giro de estoque de cada SKU. Com base nessa análise, você consegue ver oportunidades de enxugar o estoque e o mix para aumentar as vendas, por exemplo, e outras possibilidades de redução de custos.
A ideia aqui é encontrar quais são os pontos fortes da sua lucratividade e o que realmente agrega valor ao seu negócio.
2. Dê atenção especial à sua equipe
Já falamos que a inovação é o diferencial das empresas que se destacam em cenários de crise, certo? Mas, muitas empresas negligenciam o que deve ser o foco desse processo: as pessoas. A sua empresa é, de fato, a somatória das pessoas que a compõem. Por isso, investir em sua equipe é investir no crescimento do seu negócio.
Para entrar em 2019 com o pé direito, é preciso avaliar a produtividade da sua equipe, verificar o desempenho individual de cada membro, observar se é hora de ampliar o time. Mas, principalmente, organize seu planejamento orçamentário para investir na capacitação dos colaboradores e no desenvolvimento de suas habilidades.
3. Use a tecnologia a favor da sua empresa
Já faz alguns anos que a transformação digital impacta a gestão e a organização de empresas de todo porte. A cada dia, fica mais claro que os negócios que não se adaptarem a esse cenário serão engolidos pelo mercado.
Se a sua empresa ainda não entrou de vez nessa era, 2019 é sua última chance. Para crescer, você precisa ter dados assertivos – que podem ser obtidos com um ERP – e, sem dúvida, contar com um CRM para a sua gestão de clientes.
Ou seja: é hora de dar adeus às planilhas de controle financeiro e de outros pontos da gestão e investir em uma solução adequada para as necessidades do seu negócio. Isso vai te ajudar a poupar tempo, enxugar custos e ampliar sua lucratividade.
4. Entenda quem é o seu cliente
Conectar-se com o seu cliente é o segredo para o sucesso. Para tanto, invista em entender o seu perfil e crie ações aderentes à sua realidade. Por exemplo: quais sazonalidades fazem sentido para o seu cliente? Quais produtos podem ser vendidos como um combo? Em que períodos do ano seu cliente precisa de descontos?
Ter essa inteligência é importante para o seu planejamento e o seu posicionamento. Na verdade, todos os dados do seu negócio, se bem analisados, podem trazer excelentes insights para impulsionar o seu crescimento em 2019.
Conclusão
Os dados nunca foram tão importantes para o crescimento das empresas quanto são agora. A gestão guiada por dados é a chave para a assertividade na tomada de decisões e, consequentemente, a redução de custos e o aumento de rentabilidade.
Fonte: Administradores
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