O mercado atual demanda estratégias inovadoras para alavancar os negócios e investir em Transformação Digital se torna uma realidade.
Em pesquisa realizada pela MJV, no ano de 2017, a maior parte dos entrevistados já priorizava a melhoria da experiência do usuário para agregar valor aos produtos e serviços ofertados pelas organizações, enquanto outra parte reconhecia a importância da inovação para alcançar resultados positivos em meio à crise.
O investimento público no setor também comprova a importância destas iniciativas: conforme divulgado anteriormente pelo site do Governo Federal, o país recebeu uma linha de crédito de US$ 1,5 bilhão concedida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o investimento privado em inovação.
Inovação como processo estruturado
Através da Inovação, empresas garantem a sua manutenção frente à concorrência, ao mesmo tempo em que percebem o valor agregado aos negócios.
Além das vantagens competitivas, as empresas que incentivam a inovação entre seus colaboradores são mais preparadas para os imprevistos e tendem a ser mais sustentáveis. Assim, contribuem para a otimização dos processos e a consequente redução de custos no desenvolvimento produtos e serviços.
No entanto, mudanças dessa relevância não acontecem da noite para o dia. A criatividade precisa ser estimulada dentro da empresa e as metas devem ser traçadas com base nos resultados obtidos.
Para inovar, é importante fazer algumas perguntas como “O que posso fazer de novo que ainda não tentei?” e “Como posso fazer isso melhor?”. As respostas auxiliarão a estruturar os processos que se seguirão.
E como adotar a inovação na sua empresa?
Você já deve ter compreendido a importância de investir em inovação para a evolução do seu negócio, mas como fazer para alcançar resultados positivos e competitivos? A seguir, confira algumas formas:
Design Thinking: estratégia para alcançar resultados disruptivos
O Design Thinking pode tornar mais simples o caminho para a inovação e a reestruturação dos modelos de negócios executados pelas empresas. Centrada no usuário, a metodologia busca, através de um processo sistemático de geração de ideias, encontrar soluções para problemas reais.
Entre as estratégias possíveis, o Design Thinking surge como uma possibilidade para desenvolver soluções inovadoras usando os recursos disponíveis e aplicando os conceitos tanto em projetos internos das organizações, quanto no desenvolvimento de novos produtos.
As ferramentas do Design Thinking também podem ser usadas para disseminar a cultura de inovação dentro da empresa, transformando o mindset corporativo.
Investir em inovação se trata mais de como as mudanças de estratégia são feitas pela empresa do que, necessariamente, o valor do orçamento. O que torna uma empresa inovadora é a sua habilidade de direcionar seus investimentos combinando os elementos de geração de ideias, seleção de projetos, desenvolvimento de produtos ou serviços de forma coerente entre si.
É preciso criar as condições certas por meio de métodos e processos, a começar pela promoção de uma cultura de inovação dentro da empresa, que estimule a geração e execução de ideias rentáveis.
Fonte: Blog MJV
Imagem: Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com