O Instagram lançou uma série de dicas para aumentar o alcance dos Reels, e a principal delas é desestimular a presença do logo do concorrente TikTok.
Se você costuma usar os Reels do Instagram como um repositório de vídeos gravados no TikTok, é bom reavaliar essa estratégia. O Insta divulgou hoje uma série de orientações em sua conta para criadores (@creators) e, entre elas, está a recomendação de não postar conteúdos que contenham logos ou marcas d’água de outros aplicativos.
Dê uma olhada nas dicas da rede social abaixo, em inglês, e depois continue lendo o post.
Logo do TikTok diminuirá a possibilidade de ser “descoberto” no Instagram
No comunicado em forma de post, o Instagram argumenta que pesquisas indicaram que seus usuários acham a experiência de ver conteúdos com logos de terceiros “menos satisfatória”. De fato, fica uma coisa esquisita mesmo: eu me sinto como quando me mandam o print de um tuíte pelo WhatsApp – principalmente se eu já tinha visto no Twitter. Porém, essa reciclagem ajudou o Reels a crescer, convenhamos.
De qualquer forma, faz sentido que o Instagram queira estimular seus produtores a entregarem conteúdo original para a sua comunidade. Além disso, é um movimento comum dentro das redes sociais: o próprio Facebook (dono do Insta) diminui o alcance e a distribuição de vídeos do YouTube postados como link. Quando você posta um vídeo nativamente na plataforma, ele chega a muito mais usuários. O LinkedIn faz a mesma coisa.
Outros fatores farão com que o Reels tenha menos distribuição:
Vale lembrar que o Insta também tem um botãozinho dedicado a assistir Reels em sequência, na parte mais nobre do app. Ele substituiu o botão de fazer uploads, sendo uma das principais prioridades do aplicativo ao lado, literalmente, das compras. Veja abaixo:
Dicas de boas práticas para o Reels
Além do anúncio de que vai dar uma freada nas intromissões do rival, o Instagram também divulgou algumas boas práticas que podem fazer os seus Reels se destacarem. Em geral, elas envolvem algumas coisas um tanto quanto óbvias e também subjetivas: ser divertido, inspirador e um bom entretenimento. Você pode dizer “Mas RD, eu já faço tudo isso e não tenho muitos views” e eu só posso responder que sei como você se sente.
Outra orientação é usar áudios da biblioteca do próprio Instagram ou sons originais. Aliás, o Insta quer que você seja original, lance desafios, novas danças e tudo mais. Se você já fazia isso anteriormente no TikTok e reciclava no app Instagram, encare como uma oportunidade de gravar mais vezes e atingir a perfeição. “Mas RD, eu já sou incrível e não preciso de repetições” você também pode dizer e eu, mais uma vez, só posso responder que sei como você se sente.
Cada rede social com seus problemas, não é mesmo?
Como eu já disse acima, é um movimento totalmente compreensível do Instagram. Passada a fase de, digamos assim, rampeamento dos Reels, é natural que ele deseje que a funcionalidade ganhe vida própria. Não faria sentido investir tanto na reformulação de toda a usabilidade do app e continuar vendo o logo do TikTok ali sempre em destaque.
Se essa mexida for trazer problemas para suas estratégias de redes sociais, fica a lição de estar sempre à espera dessas mudanças de humor das grandes companhias.
Redes sociais podem ser uma ótima oportunidade de geração de Leads e vendas para o seu negócio, então sempre é bom ter uma atuação contínua nelas. São ótimas portas para iniciar relacionamentos duradouros com os contatos que elas geram, com o apoio de softwares como o RD Station Marketing.
Fonte: RD Station