O Instagram, além de uma rede social, tem se tornado um grande palco para impulsionar as vendas online de maneiras cada vez mais criativas e inovadoras. Com iniciativas que vão desde a marcação de produtos até aos collabs para facilitar o Marketing de Influência, o Instagram vem conquistando um vasto espaço para e-commerce. Mas e-commerce no Instagram é possível? É sim!
E a Meta (empresa dona do Facebook e do Instagram) agora vai testar novos recursos para o chamado social commerce, permitindo fazer pagamentos pela ferramenta de direct messages, as famosas DMs. Vamos fundo neste texto!
O Instagram hoje
Para os mais de 1,21 bilhões de users ativos, o Instagram é a porta para a descoberta de novos produtos, tendências e bens de consumo. Afinal, quem nunca descobriu um produtinho inédito, uma peça de decoração, vestuário ou uma ideia de presente bacana no Insta? Segundo dados da Statista, até janeiro de 2022, o Instagram se posicionou como a quarta plataforma de mídia social mais popular do mundo em número de usuários ativos. São bilhões de pessoas dando likes, comentando, gerando conteúdos e claro: consumindo.
Legenda: Número de usuários ativos no Instagram. A partir de 2022, a base é projetada.
Se para os users, a rede possibilita a experiência em busca do que há de novo e de tendências, por outro lado, para os profissionais de Marketing Digital, donos de negócios e estrategistas de mídia, a plataforma segue como uma das prediletas na hora de:
A série de soluções pensadas, testadas e elaboradas para que as lojas possam vender mais no Instagram são reunidas no movimento que a Meta no Brasil denomina atualmente por Compras no Instagram: o conjunto de recursos que permite que as pessoas comprem com facilidade a partir das fotos e vídeos de marcas no Instagram. Em inglês, Instagram Shop.
Compras no Instagram: quais são os recursos disponíveis para gerar mais vendas
Sabemos que a aba Explorar, a Loja no Instagram e as demais soluções dispostas até aqui são poderosas na hora de alcançar público, gerar reconhecimento de marca e consequentemente vender (se você não sabe o como criar uma Loja no Instagram, pode clicar aqui ou ver mais ao fim deste artigo).
No entanto, o Compras no Instagram é entendido como “o conjunto de recursos, que permite que as pessoas COMPREM com facilidade a partir das fotos e vídeos”, certo? Mas a verdade é que, até então, permitia apenas que as pessoas DESCOBRISSEM bens de consumo desejáveis.
Explico: para efetuar uma compra você precisa concluir o pagamento, correto? O Instagram nunca possibilitou concluir uma compra até então. O que ele possibilita é que o usuário acesse produtos nos e-commerces ou abra uma conversa no Whatsapp Business e Messenger Directs para que, então, fora da plataforma, possa finalizar compras concluindo o pagamento via e-commerce ou combinando através de conversas 💰.
Isto é, o fundo do funil de vendas e o checkout ficavam de fora da brincadeira. E é claro, as taxas de conversão ficam mais reduzidas.
O que mudou no Instagram Shop?
Com a nova funcionalidade anunciada por Mark Zuckerberg, a Meta promete realizar a conclusão da compra provendo meios de pagamento diretamente dentro do Instagram através das DMs (Direct Messages) com a Meta Pay.
Assim, o checkout ficará completo dentro da própria plataforma! Veja abaixo o comunicado de Zuck:
Traduzindo o que Mark anunciou: “Agora você pode comprar produtos de pequenas empresas e acompanhar a sua encomenda no chat no Instagram nos EUA. Pague com o Meta Pay e finalize a compra em alguns toques”.
O recurso de pagamentos pela DM do Instagram está disponível apenas nos Estados Unidos e deve ser oficialmente lançado no Brasil em breve. Pelo movimento mercadológico ao redor desta atualização, creio que chegará mais rápido do que podemos imaginar.
Globalmente, o Instagram será a primeira rede social a permitir o pagamento de compras dentro da própria plataforma, garantindo assim o pioneirismo entre as big techs.
E não é em vão. Conforme o relatório Social Trends 2022, da Hootsuite, 53,2% das pessoas da atual geração de jovens preferem usar as mídias sociais para pesquisar marcas.
E mais: o social search vem ganhando preferência. Esta deve ser uma das primeiras vezes em que sites de busca como Google, Yahoo e Bing ficam abaixo das redes sociais para pesquisas relacionadas às marcas. Veja a primeira faixa etária no gráfico.
O social commerce veio para ficar e não apenas no Instagram. Ainda segundo a Statista, as previsões de mercado indicam que o volume global deste tipo de vendas rondará os 2,9 trilhões de dólares em 2026.
Mas como a Meta Pay funciona para vender no Instagram?
Primeiro você precisa entender que o Facebook Pay agora oficialmente chama-se Meta Pay.
Isso mesmo! Em Junho de 2022, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome. Na prática, a atualização consolida o terreno para o lançamento da carteira digital da Meta que também será a do metaverso.
O que é a Meta Pay?
É a carteira digital da Meta. Com um cadastro simples você pode pagar e receber no Whatsapp, doar para causas sociais e agora, fazer compras no Instagram e pagar direto pela DM. Todo o processo do pagamento é viabilizado pelo PayPal.
E a fatura que lute! 😄 Será que vai bombar?
O social commerce é o queridinho da Geração Z, que já utiliza mais o TikTok do que o Google para pesquisar sobre marcas e informações. Além disso, 50% dos usuários do TikTok já compraram algo depois de assistir a alguma LIVE na plataforma.
Já o Instagram, afirma, em seu site oficial, que “quase metade das pessoas pesquisadas usam o Instagram para comprar semanalmente”. E o Pinterest segue o fluxo com 40% dos usuários pesquisando produtos e marcas na rede (eu, inclusive já comprei por lá 😁 também!).
Entenda todas as funcionalidades para lojas no Instagram
O Instagram é uma rede visivelmente focada em bens de consumo e, por isso, incentiva o uso do recurso Loja, que pode ser encontrado facilmente no rodapé da página inicial para que os usuários sejam direcionados para lojas de seu interesse.
Para ter uma Loja no Instagram, os donos de negócios devem usar o recurso de Catálogo de Produtos ativado via Gerenciador de Negócios e, logo após, administrado em um painel exclusivo chamado Gerenciador de Comércios. Ao configurar uma loja para o Instagram e Facebook, você pode:
criar promoções e ofertas apenas para o Instagram (frete grátis, compre X leve Y e mais)
A estrutura da Loja no Instagram e Facebook é semelhante a de um e-commerce padrão: as categorias são reunidas em Coleções e os produtos tem páginas únicas chamadas de Páginas de Detalhes do Produto (PDPs), que são, na prática, telas exclusivas com informações do produto.
Na figura 1: Coleção. Na figura 2: produto.
Por exemplo, poderíamos reunir produtos de higiene pessoal em:
Coleção: Sabonetes Líquidos (nome da categoria)
Produto: Sabonete Líquido Especial Hand Fresh (nome do produto)
Outra funcionalidade também disponível é a marcação dos produtos em posts no Instagram que direcionam o clique para o e-commerce em questão.
Exemplo de Gerenciador de Comércio para fazer Loja no Instagram e Facebook.
Para quem está no início desta jornada, acesse e veja como criar um Instagram comercial com todos os recursos.
Esta é a mais uma novidade no Instagram que vai de encontro às claras investidas da Meta em acelerar as pequenas empresas, ou em inglês, small business, e até mesmo os empreendedores digitais. Com grandes potencialidades de rentabilização no varejo, o social commerce ganhará presença irreversível e, se o pagamento via DM cair no gosto dos usuários, tem potencial para mudar o modo como fazemos Marketing Digital e vendas.
Bora acompanhar! 🍿
**Este post foi desenvolvido pela Ninho Digital
Fonte: Blog da Rock Content