O Instagram uniu a necessidade das marcas (vender) com o desejo do consumidor (comprar) em um novo recurso, que propicia a experiência de comprar sem sair da plataforma: o Instagram Shopping
Instagram Shopping é um recurso criado para permitir que marcas criem uma vitrine virtual dentro da rede social, onde os seguidores podem explorar e inclusive comprar produtos sem sair do Instagram. Com o Instagram Shopping é possível que empresas marquem seus produtos nas postagens publicadas no feed.
As redes sociais, principalmente o Instagram, sempre foram locais que ofereciam inspiração para os seus usuários sobre diversos assuntos, como viagens, moda ou decoração. E foi justamente essa característica que também gerou um incentivo nos usuários a consumirem cada vez mais o estilo de vida que viam no feed.
Calma, a gente explica! Toda essa inspiração fez com que o Instagram se tornasse um local que motivava muito as compras. Segundo a própria rede, ela era um espaço acessado por 70% dos entusiastas da moda para a descoberta de novos produtos. Além disso, 87% dos seus usuários já fizeram compras inspirados pelo conteúdo de algum influenciador.
Pensando nisso, o Instagram uniu a necessidade das marcas (vender) com o desejo do consumidor (comprar) em um um novo recurso, que propicia a experiência de comprar sem sair da plataforma: o Instagram Shopping. E é sobre ele que falamos no artigo de hoje, acompanhe!
O que é o Instagram Shopping e quais são os seus recursos?
Com a chegada das grandes marcas ao Instagram, ele rapidamente perdeu o foco absoluto que tinha em conteúdo fotográfico e inspiracional, passando a ter um forte apelo de vendas.
Os usuários conseguiram sentir essa mudança na direção da plataforma: os anúncios se tornaram cada vez mais presentes na navegação, o que se intensificou ainda mais com a adição dos stories e as constantes quedas de entrega orgânica dos conteúdos.
Porém, foi com o Instagram Shopping que a rede social confirmou definitivamente a sua intenção de ser um local para compras. Esse recurso reúne uma série de ferramentas que possibilitam que o seu seguidor compre os seus produtos sem sair da rede social.
Como vender pelo Instagram Shopping
Veja um resumo dos principais recursos de vendas disponibilizados pelo Instagram Shopping.
As lojas
A principal forma de vender pelo Instagram Shopping é criando a sua loja online dentro da rede social. Para isso, as marcas podem cadastrar os seus produtos, que serão exibidos aos seguidores.
As lojas ficam acessíveis para os usuários da plataforma a partir de um botão no perfil da marca ou mesmo através da aba “Loja”, onde é possível pesquisar por marcas ou explorar as que são exibidas ali.
As coleções da loja
Outro recurso para ajudar os seus clientes na busca pelo produto perfeito são as coleções, uma espécie de álbum que reúne vários produtos. Você pode criar uma coleção de itens para presentear, uma coleção de roupas de verão ou mesmo uma coleção de produtos para a casa, por exemplo.
Existem dois lugares onde o comprador pode encontrar as coleções da sua marca. Um deles é na aba de Loja, onde no canto superior direito existe um filtro para visualizar coleções. O outro é na área de Guias, dentro do perfil da sua marca.
As etiquetas de preço
Outra forma encontrada para te ajudar a vender pelo Instagram Shopping foi o uso das etiquetas. Elas podem ser adicionadas aos seus posts do feed ou anúncios no Instagram, por exemplo, para que, ao ver um item na imagem, o consumidor na hora já possa saber o seu preço.
Além disso, ao clicar no preço exibido pelas etiquetas o seguidor é levado para a página de detalhes do produto.
As páginas de detalhe dos produtos
Ao clicar em um produto na loja, o Instagram Shopping oferece uma página de detalhamento do item. Por lá, é possível exibir ao comprador uma descrição do produto, os tamanhos disponíveis, informações da sua política de frete e devolução, além de outras fotos ou vídeos.
É claro, também é possível realizar a compra através desta página.
Os lançamentos de produto
Outra maneira de vender pelo Instagram Shopping é criando stories de para anunciar os próximos produtos a serem lançados pela sua marca. Assim como acontece nos stickers de contagem regressiva do Instagram, os seus seguidores poderão definir lembretes para serem avisados quando a novidade estiver disponível para vendas.
Além disso, ao clicar no sticker de lançamento do produto é possível ver detalhes do que será vendido, para gerar expectativa na audiência.
As vendas ao vivo
Agora é possível também promover um produto para a compra durante uma live. Ele aparece logo abaixo dos comentários da audiência, já com um botão para adicionar o produto ao carrinho de compras.
Boas formas de ativar esse recurso são, por exemplo, fazer um evento para mostrar o funcionamento de um novo item que está à venda ou fazer uma parceria com uma influenciadora para um teste ao vivo do produto.
Quais são os requisitos do Instagram Shopping?
Como ativar o Instagram Shopping
1. Conferir a elegibilidade
Confira a lista acima de pré-requisitos para vendas pelo Instagram Shopping. Se a sua marca cumpre todos esses pontos, siga adiante.
2. Associar a sua página do Facebook ao seu Instagram
Para isso, entre no perfil de instagram da sua marca e clique para editar o perfil. Em seguida, em Informações públicas sobre o negócio, selecione a opção “Página” e escolha qual página quer conectar ao seu negócio.
3. Carregar um portfólio de produtos
É possível criar o seu catálogo de produtos manualmente no seu Gestor de Negócios do Facebook.
4. Faça a revisão da sua conta
Para enviar o seu catálogo de produtos para a revisão, acesse o perfil da sua marca e clique no menu do canto superior direito. Em seguida, selecione “Definições” e cadastre-se para o Instagram Shopping, seguindo o passo a passo pedido.
Essa fase de revisão pode levar alguns dias. A qualquer momento, você pode ir novamente nas definições e clicar na parte de “Compras” para saber como está o seu pedido de revisão.
Antes de liberar a sua conta para vendas, o Instagram pode precisar verificar se você é mesmo o dono do domínio do seu site. Se esse for o seu caso, a plataforma irá enviar uma notificação com um passo a passo a ser seguido para comprovar a posse do seu domínio.
5. Ative a funcionalidade de compras
Perfil aprovado? Ótimo, vamos para o passo final para poder usar e abusar dos recursos do Instagram Shopping.
Vá até o perfil da sua marca e abra o menu que fica no canto superior direito da tela. Em seguida, clique em “Definições”, depois em “Negócio” e, por fim, em “Compras”. Agora, você irá selecionar o catálogo de produtos que pretende associar a este perfil.
6. Use os recursos de vendas
Pronto! Agora o Instagram Shopping está liberado e ativo na sua conta. É hora de começar a inserir etiquetas de preços em fotos, usar o sticker de vendas dos stories, promover lives ou fazer stories de lançamentos de produtos, além de criar guias para reunir coleções de itens pelos quais a sua audiência pode se interessar.
3 dicas para vender mais usando o Instagram Shopping
Quando estamos falando do Instagram Shopping, é importante saber que não basta adicionar os seus produtos na ferramenta e esperar que eles se vendam sozinhos. Assim como qualquer outro canal online, é preciso um esforço de divulgação.
E, no caso específico das vendas pelo Instagram, é preciso também trabalhar o seu conteúdo para que, ao impactar o público, leve a mensagem e a imagem certas, de forma a incentivar o desejo e as conversões.
Por isso, aqui vão cinco dicas como vender pelo Instagram Shopping e se aproximar do seu consumidor.
Entenda quem é o seu público
Parece óbvio, não é? Mas a verdade é que muitas marcas ainda cometem o erro de anunciar para um público amplo, sem levar em consideração as características específicas dos seus consumidores.
Ao conhecer em profundidade quem é o público do seu negócio, você consegue compreender o que faz com que ele goste dos seus produtos e, portanto, entender o que ele vê como benefício. Além disso, é possível também entender quais são os seus desejos e trazer eles representados na sua comunicação.
Como? Bom, as suas fotos para o Instagram podem trazer um apelo inspiracional, baseado no lifestyle que a sua audiência procura. Assim, com uma criação criada sob medida, qualquer produto se torna mais atraente.
Para adquirir essa compreensão sobre o seu público-alvo, vale lançar mão de várias possibilidades de coleta de informações em paralelo. Você pode pensar, por exemplo, em fazer enquetes com os seus seguidores nos stories ou enviar uma newsletter com um formulário do Google a ser respondido em troca de algum benefício.
As suas próprias redes sociais também são uma ótima fonte de consulta. Faça um relatório com as principais informações demográficas oferecidas no Instagram, além de tentar encontrar padrões entre os comentários e mensagens que você recebe.
O ideal é você entender quem é a sua persona, que é a representação fictícia – porém baseada em dados reais – do cliente do seu negócio. Use o nosso Gerador de Personas para acelerar a compreensão sobre esse conceito (e gerar a sua persona, é claro).
Não faça do seu Instagram um catálogo
Eu sei, eu sei. Você acabou de criar um catálogo de produtos no Instagram Shopping, então essa dica parece meio absurda. Mas fique tranquilo que vou explicar o porquê disso.
Pense em um catálogo tradicional de uma loja de sapatos. Geralmente, os produtos aparecem como a estrela do show e são fotografados em ambientes com um fundo de uma única cor. Quanto mais interferências na imagem, mais o olhar vai desviar do produto, portanto a foto é produzida para que os sapatos se destaquem.
Porém, as redes sociais são espaços onde pessoas estão para se conectar com outras pessoas e marcas que compartilhem dos seus valores e gostos pessoais. Ou seja, o consumo da informação e a expectativa do público para a imagem é diferente nesse canal de comunicação.
Por isso, quando dizemos para não transformar o seu perfil de Instagram em um catálogo, estamos falando para não criar uma comunicação sem contexto, que pareça posada para a foto e, portanto, fria e distante da realidade do seu comprador.
O ideal é que as fotos para divulgar os seus produtos sempre tragam contexto, ou seja, que mostrem em que ocasiões o consumidor poderá fazer uso deles (ex: no trabalho, na academia, na faculdade) e quais proveitos poderá tirar dessa compra.
Humanize a sua comunicação
Outra coisa que faz com que a sua audiência se sinta mais motivada a comprar um produto seu no Instagram Shopping é o fator humano.
Enquanto uma foto com o produto em um cenário pode parecer algo montado demais, trazer pessoas para as imagens tem o efeito inverso: faz com que a audiência tenha alguém com quem se identificar.
Por isso, recrute amigos ou contrate modelos para tirar fotos de pessoas reais usando os seus produtos.
Vale também lembrar que representatividade importa quando o assunto é gerar identificação. Por isso, tente sempre representar nas suas imagens tipos de pessoas que sejam parecidas com o seu público. Se você tem muitos clientes mais velhos ou mães, por exemplo, uma boa ideia é produzir conteúdos que retratem pessoas assim.
Fonte: RD