Já faz quase uma semana desde o lançamento do Instagram Threads, a nova rede social da Meta que concorre diretamente com o Twitter do Elon Musk. E não é a primeira vez que o Instagram “copia” outras redes sociais, não é mesmo? Os próprios Stories e Reels foram criados para reproduzir os recursos do Snapchat e do TikTok.
O Threads chega em um momento em que o relacionamento entre o Twitter e seus usuários está em crise, já que a empresa tem limitado alguns recursos, especialmente para os usuários da versão gratuita. A empresa justifica essas ações tentando interromper a coleta em massa de dados, fazendo referência a empresas de IA. No início de julho, Elon Musk twittou dizendo que algumas dessas limitações eram “temporárias”.
Para começar, ao testar o Threads, posso dizer que me senti bastante familiarizada. Isso porque o layout e as principais funcionalidades são basicamente idênticos aos do Twitter.
É claro que existem algumas diferenças em termos de recursos e botões. Por exemplo, em vez de “Tweet”, temos “Novo Thread” para criar uma nova postagem, assim como “Repost” equivale a “Retweet”. Mas, no geral, é basicamente a mesma coisa.
Também é possível compartilhar facilmente seu “Thread” no Instagram Stories, devido à integração das duas redes.
Quanto às funcionalidades, para ser sincera, não creio que existam muitas diferenças entre elas. Mas uma coisa que o Instagram destacou como uma diferença importante é que o Threads é uma rede social descentralizada.
Adam Mosseri, CEO do Instagram, explicou neste podcast do New York Times que o Threads, assim como o Mastodon, é construído no ActivityPub.
Isso significa que eventualmente, no futuro, será possível que diferentes redes sociais construídas no ActivityPub funcionem entre si e também permitir que os usuários importem seus contatos de uma plataforma para outra, dando mais autonomia aos criadores de conteúdo.
Esta é uma grande mudança de filosofia que precisaremos esperar para ver como funcionará.
Seu perfil do Threads é criado a partir de suas credenciais do Instagram. Iniciando o procedimento, existe a opção de importar as informações do seu perfil do Instagram e também seguir automaticamente toda a sua rede. Se o usuário escolher essa opção, um convite de conexão é enviado automaticamente para todos os seus contatos, o que acredito ser um grande benefício para os criadores de conteúdo que não precisarão começar seu posicionamento do zero.
Por outro lado, como usuária, isso pode ser inconveniente. Considerando que você pode ter um propósito diferente para os Threads e querer fazer conexões diferentes por lá, talvez sinta um certo desconforto em ignorar os convites e até se sentir obrigado a seguir de volta as mesmas pessoas do seu Instagram.
E se eu quiser deletar meu perfil do Threads? Bem, isso é algo que irritou alguns usuários. Por ser integrado ao Instagram, a conta se torna única, então para deletar Threads você vai precisar deletar os dois. Mas calma! Você ainda pode desativar seu perfil do Threads e ocultá-lo, mantendo seu perfil ativo no Instagram.
A nova rede social de Zuck já atingiu 100 milhões de usuários segundo seu próprio Thread. Somente nas primeiras horas, o novo aplicativo do Instagram foi baixado mais de 30 milhões de vezes.
Rolando o feed pela primeira vez, a maioria das postagens disponíveis para mim eram de influenciadores e marcas que costumo seguir no Instagram. Talvez por ter optado por não seguir automaticamente meus contatos do Instagram, tendo uma rede muito pequena no início, existe uma grande possibilidade de eles terem usado os dados do Instagram para entender o que poderia ser relevante para mim.
Mas, agora, cinco dias depois de usá-lo e depois de aceitar alguns convites e ter alguns meus aceitos, vejo Threads da audiência que escolhi seguir com mais frequência, e menos recomendações.
Suponho que você queira saber sobre anúncios e quando estará disponível no novo aplicativo. No mesmo podcast que mencionei antes, Adam Mosseri afirmou: “Não quero enganar ninguém. Acreditamos em anúncios. Achamos que são uma forma de oferecer serviço gratuito em todo o mundo. Achamos que é uma coisa boa. Mas agora, não é o foco do aplicativo”. Ele também explica que o foco é fazer algo que as pessoas amem e queiram continuar usando ao longo do tempo.
Até lá, como podemos ver no Twitter, acredito que as marcas vão manter a mesma estratégia com postagens rápidas que atraiam comentários e compartilhamentos, fazendo com que o alcance cresça gradativamente. No Twitter, é comum ver as marcas também conversando de forma divertida, atraindo ainda mais interação dos seguidores. Portanto, acredito que isso funcionará da mesma maneira em Threads.
Fonte: Rock Content