Please enable JS

Blog

Internacionalização de marca: entenda as oportunidades e os desafios

24 de agosto de 2023 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Tido como um processo estratégico pelo qual as empresas visam expandir suas operações além das fronteiras nacionais, a internacionalização de marcas traz oportunidades de crescimento em mercados internacionais. Logo, diversificação de riscos, vantagens competitivas e comparativas, ampliação da escala de produção, acesso a recursos estratégicos e novos mercados são alguns dos principais motivos que levam o negócio a se internacionalizar.

Resumidamente, a internacionalização faz com que as empresas aprendam as melhores práticas do mercado de atuação, como se posicionam e, sobretudo, como gerar valor. Assim, o negócio é capaz de desenvolver produtos e serviços mais competitivos e eficientes para diversos mercados mundiais.

Porém, um processo de internacionalização bem estruturado exige que alguns passos sejam seguidos e inúmeros desafios superados, como as barreiras culturais e linguísticas, que dificultam a comunicação e a compreensão entre empresa e mercado-alvo. Isto afeta, principalmente, as negociações, estratégias de marketing, adaptações do produto e o estabelecimento de relacionamentos comerciais sólidos.

As barreiras regulatórias e legais também enredam a entrada e a operação em novos mercados, ao passo que existem diversas regulamentações complexas e distintos sistemas legais. Aliado a isso, podemos citar a concorrência local, logística e cadeia de suprimentos, riscos financeiros e cambiais, gerenciamento de marca e reputação, além da adaptação do produto ou serviço, como possíveis entraves para a internacionalização de uma marca.

Estratégia cada vez mais almejada pelas organizações, a internacionalização sofreu um boom na era digital, que ampliou os efeitos da globalização e a abertura do mercado mundial, como um grande atrativo para o crescimento. Não à toa, as franquias brasileiras aceleraram o ritmo de expansão internacional em 2022, saltando de 183 para 213 o número de empresas com operação em outros países, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Isto representa um avanço de 16% em relação a 2021.

A sua empresa opera em um mercado saturado? O crescimento da sua marca é limitado? Se sim, a internacionalização pode ser uma boa saída! Afinal, ao se internacionalizar, você reduz a dependência de um único mercado, evitando assim possíveis flutuações econômicas, mudanças regulatórias, instabilidades políticas e demais incertezas específicas de um determinado país ou região. Este processo posicionará sua marca globalmente, aumentando a visibilidade, reputação e o reconhecimento internacional.

Sabemos que empreender fora do mercado doméstico envolve uma série de desafios. No entanto, a partir de uma preparação adequada, um planejamento estratégico e, sobretudo, pleno entendimento dos mercados-alvo, essas dificuldades tornam-se superáveis, possibilitando que as empresas desfrutem das oportunidades de crescimento global.

Lembre-se: é fundamental compreender quais motivos guiaram uma empresa a se internacionalizar. Logo, mapear vantagens competitivas e comparativas é imprescindível. Seja uma demanda cultural da sociedade, ou até mesmo uma regulamentação governamental, identificar oportunidades e elaborar estratégias personalizadas que atendam às necessidades e expectativas do mercado é crucial para se destacar diante da concorrência visceral e, consequentemente, estabelecer relacionamentos sólidos e duradouros.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

Como evitar que feedbacks façam mais mal do que bem

11 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

7 dicas para líderes se conectarem com trabalhadores da geração Z

7 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

7 maneiras de aumentar sua confiança imediatamente

5 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

8 regras de etiqueta empresarial que todos precisam seguir

1 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Esta tática ajudará você em qualquer negociação

30 de outubro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Por que ter hobbies pode tornar você melhor no seu trabalho

22 de outubro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc