Contribuintes podem destinar até 3% do Imposto de Renda para projetos sociais sem pagar nada mais por isso.
Os contribuintes podem destinar até 3% do valor do Imposto de Renda para projetos sociais. A doação pode ser feita no momento do preenchimento da declaração.
Os recursos podem ser destinados para fundos controlados por conselhos municipais, estaduais e nacionais do Idoso e do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A lista dos fundos que podem receber o dinheiro do contribuinte aparece no próprio programa gerador da declaração.
Assim que a doação for selecionada, o sistema emitirá um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) , que precisa ser pago até o último dia de entrega da declaração, junto com o Imposto de Renda.
Como doar Imposto de Renda
A doação do Imposto de Renda pode ser feita por todas as pessoas que optam pelo modelo completo (modelo pelas deduções legais) na hora da declaração.
Se a pessoa tiver imposto a restituir, o valor doado é acrescentado ao montante (calculado no sistema da Receita) e ela recebe no período de restituição. Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, o valor doado é descontado do débito.
Atualmente, 97% dos contribuintes que entregam a declaração do Imposto de Renda não realizam a doação.
Para o gerente de engajamento e mobilização de recursos do Marista Escolas Sociais, o valor é muito importante para os projetos continuarem com os seus atendimentos.
“É essencial levarmos a informação de que este valor, que já seria pago ao governo de qualquer forma, pode transformar a rotina de crianças e adolescentes em todo Brasil.”
Fonte: Jornal contábil