Please enable JS

Blog

escrever

ISO 9001:2015 – As 4 diferenças nos princípios da Gestão da Qualidade

10 de novembro de 2017 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Neste post, explicarei quais foram as mudanças mais significativas que ocorreram entre as versões da ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015.

Os princípios Foco no cliente, Liderança e Engajamento das pessoas não passaram por mudanças significativas na nomenclatura e conceito, mas os outros quatro princípios: Abordagem de Processo, Melhoria, Tomada de decisão baseada em evidências e Gestão das relações, apresentaram diferenças de terminologias para esclarecer o entendimento do significado desses princípios.

Abordagem de processo
Aqui é onde vemos a maior mudança e de onde é “retirado” um dos princípios com a nova versão da ISO. O título em relação à versão 2008 segue igual, mas a Norma unificou Abordagem de processos com Abordagem sistêmica de gestão. Acredito que havia muita confusão a respeito da separação de sistema de gestão e abordagem de processos, já que ambos estão envolvidos em uma mesma abordagem.

Processos são encontrados no decorrer de toda a ISO e é evidente que os resultados desejados são alcançados mais facilmente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como processos dentro do Sistema de Gestão da Qualidade.

Melhoria
O princípio de Melhoria, que era conhecido na versão anterior como Melhoria contínua, traz a mensagem de que as organizações que estão sempre em busca de soluções para aumentar o resultado conseguem se destacar.

Essa mudança vem mais esclarecida quando olhamos para o requisito 10. Melhoria, que se estende na melhoria da Empresa como um todo, dos produtos e a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.

Tomada de decisão baseada em evidências
Na versão 2008, o título desse princípio era: Abordagem factual para tomada de decisão. Eu acredito que a mudança da terminologia veio principalmente pelo significado da palavra, como podemos ver:

“Fato: Coisa cuja realidade pode ser comprovada”
“Evidenciar é mostrar evidência, é tornar incontestável qualquer argumentação, é não deixar dúvidas, é assumir uma afirmação.”
De acordo com a declaração da ISO 9000:2015: “as decisões com base na análise e avaliação de dados e informações são mais propensas a produzir resultados desejados”.

Gestão das relações
O título desse princípio anteriormente era: Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

A ISO 9001:2015 dá uma ênfase às partes interessadas como um todo e acredito que muitos deixavam as outras partes interessadas de lado quando esse princípio tratava especificamente sobre fornecedores. É claro que deve existir uma relação mutuamente benéfica entre os fornecedores e a organização, porém, não só com eles!

Uma boa relação serve para que a organização consiga crescer e manter uma parceria com todos que agregam valor à organização, desde clientes até a sociedade. Tem muito a ver com o que se espera de cada parte interessada e como você deve se comunicar com elas para extrair o melhor das relações.

Fonte: Blog da Qualidade

Posts relacionados

Erros mais comuns ao implementar um SGQ

3 de fevereiro de 2025 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Gestão de Riscos: mentalidade de prevenção

14 de janeiro de 2025 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Tendências de compliance e governança corporativa para 2025: um olhar para o futuro das empresas

3 de janeiro de 2025 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Por que implementar a ISO 9001 na sua empresa?

18 de setembro de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Normas de Compliance: como escolher as melhores normas para o seu negócio

27 de agosto de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Variabilidade de indicadores: assegurando a estabilidade na evolução

12 de agosto de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

abc