Pesquisa aponta que 88% da audiência de ambos os formatos aumentou o seu consumo depois da crise da Covid-19.
O isolamento decorrente da crise do Covid-19 provocou uma mudança significativa no consumo de conteúdo online. De acordo com um estudo recente da Capterra, lives e podcasts são os tipos de conteúdos mais buscados.
O estudo ouviu 1.021 consumidores em todas as regiões do país entre os dias 20 e 25 de agosto. A pesquisa aponta que 88% da audiência de ambos os formatos aumentou o seu consumo depois da crise da Covid-19, à frente de todos as opções pesquisadas (vídeos, cursos e webinários, posts de texto e newsletters).
Os vídeos têm a preferência dos consumidores: 91% do total de entrevistados afirmam acessá-los com regularidade. Destes, 51% gastam mais de duas horas por semana com eles, número mais alto entre todas as opções pesquisadas; 25% passa mais de quatro horas.
As lives são o terceiro tipo de conteúdo mais consumido entre todos os entrevistados, atrás apenas de vídeos e posts de texto, e ocupam a segunda posição no ranking de tempo de consumo semanal, perdendo apenas para os vídeos.
“A produção de conteúdo é uma grande vitrine para as marcas: três de cada quatro entrevistados afirmam ter descoberto alguma nova marca ou produto graças ao conteúdo online que ela produz”, afirma Lucca Rossi, analista responsável pela pesquisa
“Além disso, 60% afirmam que consumir o conteúdo de uma marca aumenta a probabilidade de que comprem o seu produto ou serviço”, diz.
Consumo de conteúdo aumenta
O Capterra também perguntou aos entrevistados sobre o consumo de conteúdo de maneira geral, seja produzido por marcas ou não.
Apenas 7% afirmou não ter aumentado o consumo de um ou mais dos seis formatos analisados.
“Os dados mostram que, ao passar mais tempo em casa, as pessoas ficam mais tempo conectadas aos seus dispositivos. O marketing de conteúdo é uma das vertentes de uma estratégia global de posicionamento digital que os negócios precisam seguir nesta era pós-Covid do comércio digital”, comenta Rossi.
O maior aumento foi no consumo de vídeos: 84% dizem estar consumindo mais esse formato.
As plataformas em que os entrevistados mais aumentaram o consumo de conteúdo foram Youtube (71%), Instagram (62%), WhatsApp (59%) e Facebook (57%).
Fonte: Administradores