“Os índices baixaram bem, inclusive de (ocupação de) UTIs”, comentou o chefe do Executivo para justificar a mudança.
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou, na tarde de sexta-feira (29), a reabertura parcial do comércio de Belo Horizonte.
As lojas de rua poderão funcionar das 9h às 20h, de segunda a sábado, mas deverão fechar aos domingos. Academias também poderão funcionar sem limite de horário, mas mediante agendamento.
Em entrevista coletiva à imprensa, o chefe do Executivo explicou que bares e restaurantes também vão poder funcionar de segunda a sábado, das 11h às 22h, podendo vender bebida alcóolica até as 15h.
“Os índices baixaram bem, inclusive de (ocupação de) UTIs, mas estão falando em cepa nova, que a gente tem que esperar para ver o que vai acontecer. Valeu a pena esse sacrifício da população”, disse.
“O objetivo (do fechamento) foi alcançado e é por isso que estamos reabrindo”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado. Segundo ele, a taxa de ocupação de UTI está em 74,5%, de enfermaria 56,8%, o RT, indíce de Transmissibilidade, está em 0,95. “A demanda por internações hospitalares por Covid tem caído, assim como tem caído o número de transporte de pacientes pelo Samu. Foram essas constatações que permitiram que a abrir a cidade”, disse Machado.
Fonte: O Tempo