O prefeito Alexandre Kalil e os integrantes do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19 concedem entrevista coletiva nesta terça-feira
O prefeito Alexandre Kalil anunciou, em entrevista coletiva, no início da tarde de terça-feira, na sede da prefeitura, a reabertura parcial do comércio. “Primeiramente, gostaríamos de avisar à população de BH que vamos tomar medidas de abertura da cidade”, disse o prefeito.
“É importante salientar que não há nenhum tipo de pressão que nos faça abrir a cidade, até porque, das três pesquisas diferentes que recebemos, a população de BH aprovou massivamente o fechamento da cidade”, acrescentou o prefeito.
Ao lado de Kalil, participam da entrevista o secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto, e os infectologistas Carlos Starling, Unaí Tupynambás e Estevão Urbano, integrantes do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 na cidade.
Abrir na quinta-feira, segundo O prefeito, foi um jeito de ajudar os comerciantes para o Dia dos Pais. “Ficaremos fechados domingo, segunda e terça”, disse.
“Essa abertura foi cuidadosamente estudada, meticulosamente estudada. E é feita do mesmo jeito do fechamento, na ciência, nos números. Por isso, esperamos que a população entenda que a pandemia não passou. Tenha responsabilidade. Vai depender dela o fechamento ou o aumento da reabertura da cidade”, disse o prefeito.
Entenda
Depois de flexibilizar a quarentena e liberar o funcionamento de alguns setores do comércio varejista entre 25 de maio e 26 de junho, o prefeito voltou à “faze zero” – apenas os serviços essenciais poderiam funcionar. Na semana passada, ele se reuniu com lideranças do setor de comércio da capital, que pediram apoio durante o delicado momento da pandemia – com fechamento de postos de trabalho e empresas decretando falência.
Para flexibilizar a economia, a PBH leva em consideração três variáveis: índice de transmissão por infectado, a taxa de ocupação de leitos de UTI e também de enfermaria na rede pública. Em relação à transmissão, o município atingiu o patamar desejado pelas autoridades de saúde, com índice de 0,97 (nível verde, considerado ideal).
O plano de reabertura
Primeira semana da Fase 1 (de 6 a 8 de agosto):
Segunda semana em diante da Fase 1 (a partir de 12 de agosto)
Fonte: Estado de Minas
Imagem: TV Globo