A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), possui ligação direta com o Marketing Digital. Isso porque a coleta de informações dos leads é uma prática muito comum entre as empresas, e não podem ser utilizadas para outras finalidades sem autorização.
Quer saber mais sobre essa lei e qual o impacto na estratégia de comunicação com os clientes? Neste artigo você verá:
A Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), que entrou em vigor em setembro de 2020, criou novas regras para a segurança de informações pessoais passadas para as empresas.
Ela foi sancionada em agosto de 2018, após o vazamento de dados de usuários do Facebook e sua utilização de forma inadequada, sem consentimento.
A LGPD é composta por 65 artigos e 10 capítulos, tendo alguns fundamentos legais, como:
respeito à política de privacidade;
liberdade de expressão, informação e comunicação, sem que haja violação da imagem, intimidade e honra;
princípio de finalidade, adequação, necessidade e transparência;
autodeterminação informativa.
Para a lei, essas informações não são apenas simples dados pessoais, mas uma representação da identidade de indivíduos reais, que preza pela privacidade.
Impactos da LGPD no Marketing Digital
Apesar de muitas corporações acharem que a lei irá impactar negativamente nos resultados, ela poderá ser uma aliada nas estratégias para quem souber lidar com as novas regras.
De acordo com uma pesquisa realizada pela SaleCycle, empresa especialista em GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados), após um ano da lei ter entrado em vigor, cerca de 85% das companhias, com até 50 funcionários, notaram melhorias nos resultados, principalmente no aumento do engajamento com os clientes.
Veja a seguir quais os pontos de maior impacto da LGPD no Marketing Digital, que influenciam diretamente no aumento dos resultados e engajamento com os clientes:
Permissão do tratamento de dados
Com base nas mudanças, agora os usuários precisarão permitir a utilização dos seus dados para ações promocionais, como envio de e-mail marketing, redes sociais, remarketing, newsletter, entre outros.
Uma grande vantagem será a captação de leads mais qualificados, pois permitindo o uso dos seus dados, ele possivelmente demonstrará interesse no que sua empresa tem a oferecer. Assim, aumentará o engajamento, pois irá melhorar o relacionamento com o cliente, elevando a probabilidade de conversão.
Acesso aos dados
Com as novas regras da lei, os usuários poderão ter maior controle sobre os seus dados, podendo excluí-los ou alterá-los sempre que desejarem.
Diferente do que muitas pessoas pensam, o controle dos dados por parte dos leads, terá um impacto positivo na sua estratégia, possibilitando a melhor segmentação do público, atingindo diretamente aqueles que possuem interesse na sua marca.
Justificativa dos dados coletados
Para a LGPD, é obrigatório que todas as empresas ao solicitarem dados pessoais dos usuários deverão ter uma justificativa legal que permita a utilização.
Com isso, as informações terão maior proteção contra utilização indevida. Já para as empresas, essa regra evitará o excesso de informações no banco de dados, contendo somente o que será usado na estratégia.
Como adaptar a comunicação com as regras LGPD?
Existem diversas ações que podem ser feitas para manter a comunicação com os usuários sem infringir as regras da LGPD. Além de serem essenciais para manter-se dentro da lei, elas contribuem com o bom relacionamento com o seu público e para captação de leads mais qualificados. Confira algumas dicas:
Fonte: Agência Mestre