Você está sempre em busca de novos clientes, mas não dá atenção para os antigos? Pois é, esse é um grande defeito de muitas empresas e elas estão perdendo boas oportunidades de ampliar as vendas e gerar verdadeiros “advogados da marca”. O marketing de relacionamento é uma estratégia que prioriza a atenção ao consumidor que já comprou de você como forma de gerar novos negócios e conquistar mais espaço no mercado.
Com práticas simples no dia a dia você pode implementar essa estratégia e ver os seus resultados de vendas aumentarem em pouco tempo. Quer saber como chegar lá? É só prestar atenção às dicas que preparamos!
O que é o marketing de relacionamento?
A estratégia direciona a atenção para os clientes que a empresa já tem, buscando a fidelização dos consumidores e propagação da marca no mercado.
Por isso, o marketing de relacionamento utiliza estratégias para estimular a recompra e incentivar a criação de embaixadores da marca.
Para tanto, o marketing de relacionamento valoriza cinco segmentos principais:
Aumento do Lifetime value
Se você monitora os dados dos clientes já deve ter uma ideia de qual é o lifetime value (valor do tempo de vida) médio do negócio. Uma empresa que vende serviços de internet com planos anuais, por exemplo, tem como lifetime value o total de parcelas pagas pelo cliente.
Sendo assim, se o consumidor desistir do contrato antes do tempo a empresa pode até ter prejuízo. Já se ocorrer o contrário e ele permanecer por 3 anos com a sua companhia, o seu valor irá aumentar, correto?
O marketing de relacionamento tem o papel de melhorar a interação com os clientes, resolver os seus problemas e, com isso, também ampliar o lifetime value deles com o negócio.
Ampliação das indicações
Outra vantagem dessa estratégia focada no cliente é a capacidade de aumento nas indicações do seu negócio. Afinal, um consumidor satisfeito pode propagar o nome da empresa para seus amigos, parentes e em suas redes sociais. Logo, o alcance da sua marca aumenta significativamente (e também as suas oportunidades de negócios).
Cultura centrada no cliente
Trabalhar com o marketing direcionado para o relacionamento com o cliente também contribui para aperfeiçoar os processos internos da organização. Uma equipe treinada para o bom atendimento consegue diagnosticar as falhas e propor melhorias que vão contribuir para a satisfação do cliente.
Como usar estratégias de marketing de relacionamento?
Agora que você já conhece os principais benefícios de utilizar essa prática, vamos às dicas para implementar o marketing de relacionamento no seu negócio.
Equipe motivada
Naturalmente, se você busca bons resultados no relacionamento com o cliente é preciso, em primeiro lugar, treinar o seu time para promover um atendimento de qualidade. Sendo assim, promova cursos e palestras para trazer novidades para a equipe e bons exemplos aplicados no resto do mundo.
Além disso, crie indicadores de desempenho para cada colaborador e também das equipes. Dessa forma, você poderá identificar qual processo gera melhores resultados e compartilhar a prática entre todos.
Uso de CRM
O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta para gestão das informações dos clientes e dos processos de negociação. Sendo assim, ele traz informações úteis sobre os clientes, os principais canais de contato com eles e as plataformas digitais utilizadas.
Logo, o CRM pode ser útil para identificar quais são os gostos do consumidor e criar uma relação mais próxima, compartilhando dicas e construindo uma comunicação personalizada.
Interação multicanal
Não adianta inserir a sua empresa em múltiplos canais digitais se você não tiver uma equipe para acompanhar os resultados e interagir com os clientes.
Sabe-se que as pessoas hoje utilizam diferentes plataformas para entrar em contato com o negócio. Elas podem iniciar a interação pelo Facebook, depois migrar para o WhatsApp e finalizar a compra pelo site.
Logo, o seu time precisa estar preparado para prestar um bom atendimento nessas redes, com respostas rápidas, educadas e úteis para o consumidor.
Também é importante criar um relacionamento com o cliente no canal que ele mais gosta de utilizar. Você pode, por exemplo, encaminhar e-mails a cada 15 dias para compartilhar dicas sobre a sua área, falar sobre ofertas especiais e convidá-lo a acessar o seu website. Essa é uma das estratégias utilizadas no marketing digital.
Caso ele prefira o WhatsApp, você também pode criar grupos nessa plataforma para gerar discussões sobre temas específicos, compartilhar dicas e ampliar o seu relacionamento.
Programas de fidelidade
Além de aprimorar a sua comunicação com os clientes, você pode traçar estratégias para criar um engajamento e fidelizar o cliente com a marca. Será que é possível criar um bônus especial para o consumidor que levar mais pessoas para a sua empresa?
Talvez a melhor forma de gerar a retenção seja conferir descontos ou dar premiações para os clientes que já compram de você há mais tempo. Portanto, lembre-se de dar atenção para quem já confia no seu trabalho, pois a sua chance de fazer uma recompra é grande.
Acompanhamento dos dados
Não dá para fazer marketing se você não monitorar os dados. Portanto, registre todos os seus processos e campanhas, fique atento aos retornos dos clientes e analise quais foram os melhores resultados.
Essas informações servem de insight para você lançar novas estratégias de marketing e ampliar ainda mais o seu público fiel.
Pronto! Agora você já sabe como criar uma boa estratégia de marketing de relacionamento para o seu negócio. Que tal colocar as dicas em prática e ver a sua lucratividade aumentar ainda mais?
Fonte: Blog da Fortes
Foto: Freepik