Ainda é muito comum que alguns donos de negócio, PMEs não deem a devida atenção para o marketing. Escrevi neste artigo que eu descrevo tudo que eu considero ser o mínimo que todo negócio deveria fazer com relação ao marketing.
Ao contrário do que muitos pensam, marketing não é simplesmente subir uma campanha de anúncio, fazer um post ou contratar um veículo de mídia. Marketing é na verdade um conjunto de ações que devem ter como objetivo a VENDA. O problema é que, em alguns casos, gestores criam estratégias para impressionar outros gestores, ou para impressionar os concorrentes e acabam esquecendo de quem realmente deve ser impressionado. O cliente!
Primeiramente, é importante entender que o marketing é um processo e não um projeto. Porque os projetos têm início, meio e fim. Já os processos devem “caminhar conforme a música”.
Quem é o seu cliente?
Antes de pensar em qualquer ação, é importante primeiro pensar minimamente em quem é o seu cliente. Ter clientes com definidas para cada nicho de produto ou para cada serviço o ajudará a tomar decisões mais assertivas.
Por exemplo: suponhamos que o seu negócio é um restaurante em um setor comercial. O seu público alvo são as pessoas que trabalham ao redor. Seus clientes ideais podem ser os colaboradores das empresas, que estão em busca de uma refeição rápida com preço acessível.
Google Meu Negócio
O seu cliente pesquisa por serviços como o seu no Google? Aposto que sim.
O Google Meu Negócio faz com que a sua empresa apareça em buscas no Google e no Google Maps, de forma orgânica ou patrocinada. Lá é possível cadastrar produtos e serviços, inserir fotos e vídeos do seu espaço, informações de contato, enfim. Ter um perfil no Google meu negócio é requisito básico para qualquer negócio.
Redes Sociais
Você certamente já ouviu falar que as redes sociais são uma peça chave em estratégias de marketing. A questão aqui é, como alimentá-las?
Para cada nicho de negócio, existe uma estratégia diferente. Ainda usando o exemplo de um restaurante: fotos dos pratos, do espaço, vídeos mostrando como a comida é preparada, promoções sazonais, etc. Tudo que a sua empresa tem como benefício para o cliente. Nada de “feliz dia da árvore”. Pode ser legal fazer campanha de novembro azul, porém, mais legal ainda é mostrar para seus potenciais clientes o quanto a sua empresa se preocupa com a qualidade dos produtos oferecidos.
Anúncios patrocinados
Aqui é onde a mágica acontece. Só que não! Como ressaltei no início, o objetivo do marketing deve ser aumentar a vendas, logo, podemos dizer que os anúncios patrocinados são ferramentas fundamentais para potencializar as vendas. Porém, em um mundo repleto de promessas e fórmulas prontas, muitos empresários esperam por milagres.
Para empresas que ainda não utilizam os anúncios patrocinados como parte de estratégia, eu aconselho a começar minimamente impulsionando seus posts para as proximidades da sua empresa. Mas tenha em mente que para que essa ferramenta tenha êxito, será necessário um responsável para atuar de maneira estratégica dentro da sua empresa.
Fonte: Administradores