O marketing sensorial é uma forma de estimular as sensações que podem mexer com as percepções do consumidor, aumentando sua vontade de continuar em um lugar, testar um produto ou consumir mais. Seu objetivo é mostrar, através das estratégias que forem criadas para a marca, o que o produto ou serviço pode oferecer de melhor por meio da experiência.
Mais do que uma tendência, o marketing sensorial virou uma necessidade para empresas que se preocupam em proporcionar uma experiência única ao consumidor. Por isso que, atualmente, se fala muito de Customer Experience – nicho de mercado criado para explorar essa relação.
Quando um cliente tem uma boa experiência com a marca, isso pode chegar ao ouvido de outras pessoas e o mesmo pode acontecer caso as ações de marketing sensorial sejam mal executadas.
Ao entender esse consumidor como uma pessoa que tem necessidades físicas, emoções, sonhos, desejos e ideais, a organização pode implementar vários benefícios do marketing sensorial a rotina de trabalho, como o desenvolvimento de uma conexão emocional, proximidade com as pessoas, fidelização do cliente, reforço positivo do branding e criação de vínculo com os consumidores.
Como aplicar o marketing sensorial nos ambientes digitais?
O desafio de aplicar no marketing sensorial no meio digital é muito maior, já que o público não consegue sentir ou tocar no produto. Mas, existem algumas ações que podem ajudar nesse processo:
Faça descrições detalhadas sobre o produto, com textos criativos que consigam aguçar a imaginação do cliente;
Invista no sentido da visão com imagens bem produzidas e vídeos que tragam o produto em suas melhores condições e ângulos para estimular a compra;
O e-commerce precisa ter um carregamento rápido, facilidade de compra e pagamento e o layout precisa ser construído com base na identidade visual da empresa;
A pessoa pode não ouvir a voz do atendente, mas ela precisa ser cativada e, nesse caso, recursos de voz podem ser acionados.
Uma empresa não precisa somente existir no meio físico ou digital. É necessário ter uma integração dos dois para que ela esteja na mente do consumidor e seja lembrada, com o objetivo de fidelizar clientes que falem bem dela.
Fonte: Alliance Comunicação
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