Please enable JS

Blog

aumento

MEIs formalizados ganham impulso nas vendas

13 de outubro de 2017 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) tem impulsionado o negócio de milhões de brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae com microempreendedores individuais(MEI) , 78% deles afirmaram que a formalização os ajudou a vender mais, e oito em cada dez que recomendariam fortemente o registro formal para outros empreendedores que ainda estejam na informalidade.

O MEI foi criado em julho de 2009 e, desde então, cerca de 7,4 milhões de brasileiros se inscreveram nessa figura jurídica que é vista como o maior programa de formalização no mundo.

Segundo Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, o microempreendedor individual foi criado “para incentivar a formalização de milhões de brasileiros que já empreendiam, mas que não tinham como abrir uma empresa, para aqueles que sempre tiveram o sonho de ser empresário, mas achavam que seria muito complicado ou para quem viu no empreendedorismo a melhor forma de ter uma renda”, afirma.

Prova disso é que o grau de cobertura do microempreendedor individual triplicou entre os anos de 2012 e 2016, passando de 9,5% para 30%.

Para chegar a esse indicador, o Sebrae dividiu o número de MEI pelo de trabalhadores por conta própria. Em março de 2012, eram 20,5 milhões de trabalhadores por conta própria e 1,9 milhão de MEI, em dezembro de 2016, 22,1 milhões de conta própria e 6,6 milhões de MEI.

“Quanto maior esse percentual, maior é o grau de formalização do empreendedor por conta própria”, destaca Afif.
O processo de formalização é rápido e pode ser feito de forma gratuita no Portal do Empreendedor, no campo Formalize-se. Após o cadastramento, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são obtidos imediatamente sem custos e burocracia.

Ao se formalizar, o MEI passa a ter um CNPJ, a emitir nota fiscal, participar de licitações públicas, ter acesso mais fácil a empréstimos, fazer vendas por meio de máquinas de cartão de crédito, entre outros benefícios.

Ele também se torna um segurado da Previdência Social e tem direito a aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. O valor de contribuição mensal do MEI é de 5% do salário mínimo mais R$ 1 e/ou R$ 5 referentes ao ICMS e ISS.

Fonte: Agência Sebrae

Posts relacionados

Inovação

Inovação precisa ser simples para gerar impacto real

25 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Como estruturar uma rotina produtiva no trabalho remoto passo a passo

23 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Organização pessoal e gestão do tempo: 5 dicas para otimizar

Cuidar de quem cuida: a importância da saúde emocional do RH

13 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Profissionais 50+ voltam com toda força ao mercado de trabalho

12 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Pix bate novo recorde de transações diárias, com 73 mi de transferências

Pix bate recorde com quase 280 milhões de transações em um dia

11 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Confira habilidades importantes para o desenvolvimento profissional

Desenvolvimento Profissional: como impulsionar o crescimento das equipes

10 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc