O mercado Pet é um segmento promissor no Brasil e atualmente representa 0,36% do PIB do país, segundo a ABINPET. O amor pelos animais de estimação movimenta o mercado com produtos, serviços especializados e geração de empregos. Nas redes sociais os tutores e marcas do segmento compartilham conteúdos sobre o tema.
Em uma análise feita pela Buzzmonitor com a IA do ChatGPT em 500 posts do Instagram com maior engajamento, foram mapeadas as presenças de marcas e o volume de publicações de cada uma delas. No topo aparece a Petz (com seis posts), seguido da Zoetis Pets Brasil, canal com dica de bem-estar para saúde animal (cinco posts), Special Dog (cinco posts) e Hill Pets Brasil (cinco posts).
Vale destacar que a análise considera apenas os posts que mencionam pet, pets, animal de estimação ou bicho de estimação e não a totalidade dos publicados pelas marcas no período. A partir do olhar sobre o engajamento, destacaram-se os posts que mencionam cão (16,3%), seguido de cat (12,1%) e gato (11,1%). Para o database, foram considerados os 500 posts com maior engajamento, no período de 1º de janeiro de 2024 a 6 de abril de 2024.
Cães lideram o engajamento no Instagram
A análise com inteligência artificial revelou o quanto o público se interessa por cada tipo de conteúdo, fazendo a relação das menções aos pets com o engajamento no Instagram. No topo do ranking aparecem os posts sobre cão com 16,3%, seguido de cat (em inglês mesmo) com 12,1% e gato com 11,1%.
Os altos índices de engajamento mostram que as pessoas realmente gostam de ver e interagir com posts sobre animais de estimação. Segundo o Iconosquare, uma boa taxa de engajamento está entre 1% e 5% (a depender da quantidade de seguidores do perfil).
– Cão – Engajamento médio de 16,3%
– Cat – Engajamento médio de 12,1%
– Gato – Engajamento médio de 11,1%
– Dog – Engajamento médio de 7,9%
– Gatinho – Engajamento médio de 7,4%
– Cachorro – Engajamento médio de 1,2%
Alto índice de engajamento – O engajamento médio (soma de likes e comentários) para posts relacionados a compras é de aproximadamente 28,7%. Este alto nível de engajamento sugere que o conteúdo relacionado a compras de produtos e serviços para pets gera interesse significativo entre os usuários da plataforma. Isso pode indicar uma oportunidade para marcas e varejistas no mercado pet de engajar com seu público por meio de conteúdos que destacam novos produtos, promoções e informações úteis sobre itens à venda.
Hashtags
A relação afetuosa dos tutores com os seus animais de estimação é um tema recorrente no uso das hashtags do Instagram. No topo das hashtags mais utilizadas nos posts está #amor e na lista também temos a presença de #doglovers e #carinho. No ranking, não estão presentes hashtags que mencionem gatos, o que pode indicar que os tutores de cachorros são mais ativos no Instagram.
#amor – 11,6% das menções
#pet – 8,8% das menções
#pets – 7,6% das menções
#cachorros – 6,8% das menções
#cachorro – 6,6% das menções
#doglovers – 4,2% das menções
#brasil, #medvet, #viralatas – 3,38% das menções cada
#carinho – 3,6% das menções
Emojis de cachorros são mais usados do que os de gatos
Emojis de coração, cachorro, pegadas de animal e faíscas lideram da frequências dos emojis, sugerindo uma forte expressão de amor e admiração pelos pets, bem como um destaque para conteúdos positivos e inspiradores. Esses insights podem ser úteis para o time de comunicação ao desenvolver conteúdo visual e emocionalmente engajador que ressoa com o público interessado em pets.
Assim como nas hashtags, os emojis de cachorros superam o uso de emojis de gatos, sendo utilizado 2,24 mais vezes.
✨ (faíscas) – 27% das menções
🐶 (cachorro) – 22% das menções
🐾 (pegadas de animal) – 18,4% das menções
✅ (marca de seleção) – 13% das menções
❤️ (coração) – 12,4% das menções
📍 (localização/pin) – 12,4% menções
👉 (dedo apontando para a direita) – 11,4% menções
🐱 (gato) – 9,8% menções
Fonte: Mundo do Marketing