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Messy middle: faça parte de toda a jornada de busca

18 de julho de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

A jornada do consumidor possui uma visão diferente para o Google. Aprenda com ela e destaque-se dos concorrentes!

O messy middle é um conceito divulgado pelo próprio Google em um extenso estudo sobre a jornada de busca do usuário. Confira sua origem e aprenda a como destacar sua marca em meio aos resultados em todas os estágios!

O conceito de micro-moments do Google

Em 2016, o Google divulgou pela primeira vez seu conceito de micro-moments:

“momentos que uma pessoa usa um meio (por exemplo, mecanismo de busca) com a intenção de saber como chegar a um site ou obter informações ou saber fazer alguma coisa ou comprar alguma coisa”.

Para que uma empresa pudesse fazer parte desses momentos do usuário/possível cliente, a recomendação do buscador foi algo já bastante conhecido no meio do marketing digital: produção de conteúdo relevante.

No entanto, a aplicação dessa estratégia partiu da clássica jornada do consumidor que leva em consideração a fase de descoberta, consideração e decisão. Mas, em 2020, o Google surgiu com um novo conceito a partir de um estudo de quase 100 páginas, que segundo ele seria a forma mais correta de interpretar o comportamento do usuário. Saiba mais sobre ele!

O Messy Middle ou meio do caminho confuso

O estudo realizado pelo maior buscador do mundo foi focado no processo que uma pessoa percorre para encontrar algo que deseja digitalmente.

O gráfico acima representa uma jornada onde o início parte dos gatilhos encontrados em meio a exposição de resultados (nesse caso, encontrados por meio de uma ferramenta de busca). É após interagir com o gatilhos que o looping começa, levando o usuário a uma etapa de exploração e avaliação, não necessariamente prosseguindo logo em seguida para a conversão.

As intenções de pesquisa do messy middle

Assim como no funil de compras, cada uma das duas fases do messy middle possui uma intenção de busca diferente. Confira qual o formato de conteúdo que melhor se encaixa em cada etapa!

A fase de exploração

A fase de exploração é bastante informacional, então os conteúdos que atraem os usuários nessa etapa são contemplados por:

teórico: artigos, e-books mais simples, infográficos, etc;

prático: vídeos e infográficos com tutoriais, fluxogramas, etc;

simples: respostas curtas para perguntas simples, como dúvidas frequentes e curiosidades.

A fase de avaliação

A fase de avaliação já envolve conteúdos que falam de algum produto e serviço, no entanto, não é simplesmente uma landing page; alguns exemplos de formatos são:

  • comercial ou “Quero comprar, mas preciso de ajuda”: são pagina que possuem avaliações, comparações ou reviews;
  • navegacional ou “eu quero ir”: no digital (páginas de categorias e listagens) e offline (pesquisa local, com endereços, etc.);
  • transacional: agora sim, páginas de produtos.

Otimizações de SEO voltadas para as intenções de busca do messy middle

Agora que você já conhece o conceito de messy middle e quais os diferentes tipos de formatos de conteúdos que são procurados em cada fase, é hora de aprender como utilizar isso a favor da sua marca! Veja algumas dicas de mestre!

Páginas de produtos com conteúdo vinculado

Quando os usuários realizam uma pesquisa ela pode atender as duas fases do messy middle. Por exemplo: quando uma pessoa pesquisa por um piso vinílico, ela pode estar buscando por uma cotação de preços ou então, por mais informações sobre esse produto.

Uma forma de otimizar suas páginas para esse comportamento é vincular conteúdos do formato informacional (como os citados acima) as páginas do produto!

Otimização de infográficos

As pesquisas visuais também seguem a mesma lógica das pesquisas de atenderem a objetivos diferentes. Nesse caso, é interessante otimizar as imagens indexadas no seu site para que elas apareçam no Google Lens ou Imagens, sejam elas do formato informacional ou de avaliação.

Fonte: Agência Mestre

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