Quando o assunto é meta tags, talvez você já deve ter ouvido falar respeito, né? Neste conteúdo, o foco é tratar das metas mais importantes para SEO. Por isso, será abordado:
Muitas pessoas têm dúvida quanto a isso, então é válido esclarecer a questão já de início. Com certeza, muitos vão torcer o nariz ao ler o conteúdo e pensar em outras metas tags que, inclusive, têm funcionalidade em SEO, como a meta tag robots. Mas vale frisar mais uma vez: iremos tratar das metas mais importantes para os mecanismos de busca. Veja só!
O que são meta tags?
As metas tags são marcações de texto que facilitam o rastreamento por meio dos robôs de busca. Ou seja, elas funcionam como se fosse etiquetas que indicam o tipo de produto que há dentro de uma caixa.
É mais fácil encontrar algo que tem ou não etiqueta? Obviamente, algo que tem uma informação, certo? Por isso, as estratégias de SEO devem, ao menos, considerar essa estratégia.
Cuidados importantes com palavras-chave
Também deverá ser questionada a importância da meta keywords, já que, hoje em dia, muitos SEOs declaram que ela é irrelevante, mas vou mantê-las aqui por enquanto.
Para não “trocar os pés pelas mãos” com este post, é importante ter em mente, também, os conceitos sobre o uso de palavras no seu documento HTML. Para tanto, vale a pena a leitura do post Keyword: Stuffing vs. Density. Em suma, você deve saber que repetir muitas vezes uma palavra-chave, além de ser spam, é super chato para quem está lendo.
Por que usar Meta Tags nas suas páginas?
Um dos pontos a se atacar quando se está fazendo a otimização on-page de um site é a criação de meta tags para cada uma de suas páginas. Embora este seja um tema batido entre os SEOs mais engajados, ainda vemos muitos sites que não trabalham as meta tags corretamente, ou simplesmente não trabalham.
O mais absurdo é não utilizar a title tag. Mas tanto para a description, quanto para a meta keywords, o mesmo é válido e deve ser uma regra no seu trabalho de On-Page SEO:
Criar meta tags únicas, criativas e que seu conteúdo seja dedicado (intimamente ligado) ao conteúdo da página em questão.
Isso faz toda a diferença no ranking de uma página para suas palavras-chave alvo.
Como gerar meta tags com qualidade?
Gerar meta tags automáticas a partir do tema do site, ou da página, é uma alternativa muitas vezes viável e prática, mas com certeza a criação manual de meta tags gera resultados muito mais relevantes. Claro que isso não é possível de ser feito para 100% dos sites e das páginas. Mas a automatização deve ser deixada para último caso mesmo.
A qualidade de uma meta tag tem dois lados a serem avaliados:
Meta Tags: Quantidade
Quantidade também é uma informação a se ficar atento no que diz respeito às metas tags. Na verdade, é necessário tomar cuidado com a quantidade de caracteres em cada meta informação.
Por exemplo, ao criar um título, você vai querer que apareça o nome do site, mais o título da página e mais algum outro detalhe relevante. Tudo isso sem ir além de 70 caracteres.
Para meta description, a preocupação é não cruzar 160 caracteres e ainda passar o recado sobre o conteúdo da página utilizando os termos importantes para a página.
Mas antes que você enlouqueça contando letrinhas nas suas meta tags, procure um contador de caracteres como o que nós temos em nossa página com ferramentas de SEO:
Contador de caracteres
Essa informação sobre a quantidade de caracteres em cada meta tag é importante para que seja mais bem controlado o tamanho (em caracteres) de cada frase e para que elas não fiquem parecendo (ou sendo, de fato) spam. Ultrapassar o limite esperado de caracteres em cada meta tag é um forte indicativo de tentativa de spam.
Claro que cada valor não precisa ser seguido à risca – 161 caracteres na meta description não vai ser motivo de punição para um site. Por outro lado, 100 caracteres de pura repetição de palavras-chave não é nem um pouco recomendado. É preciso, realmente, achar o ponto de equilíbrio entre quantidade e qualidade.
Fonte: Agência Mestre