Please enable JS

Blog

compras

Minas representa 10,8% do comércio eletrônico nacional

13 de dezembro de 2017 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Dados divulgados pela Ebit, referência em informações sobre o varejo eletrônico brasileiro, mostram que em 2016 o comércio virtual faturou mais de R$ 44 bilhões, o que representa um crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior. A pesquisa também mostrou que Minas Gerais foi responsável por movimentar R$ 4,8 bilhões, o que representa 10,8% do total nacional. A perspectiva é de que o mercado feche 2017 com uma movimentação de mais de R$ 50 bilhões, um aumento de 12% em relação a 2016.

Sócio do magazine virtual ObaBox e diretor da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm-MG), Leonardo David é um dos precursores do e-commerce em Minas. O negócio aberto em 2004, em Belo Horizonte, comercializa artigos eletrônicos, de beleza e saúde, informática, utilidades domésticas e brinquedos, a maioria importados, e vem registrando média de crescimento anual de 30%. “Atendemos em 13 anos mais de um milhão de clientes”, comemora David. Ele destaca que a loja está entre as três maiores varejistas ‘ponto.com’ do País.

A ObaBox, que tem sede no bairro Buritis e centro de distribuição (CD) de 700 metros quadrados no Salgado Filho, ambos na região Oeste, fechará o ano com receita de R$ 20 milhões. “A projeção de crescimento para 2018 é de 50%”, revela o empresário, que estima faturar R$ 35 milhões em venda no ano que vem. Ele também antecipa que, em 2019, o magazine virtual ganhará rede de loja fixa, em modelo de showroom. Mas os pedidos serão feitos por aplicativo ou internet.

Hora certa – Para mostrar que é possível, o diretor da ABComm-MG ressalta o momento oportuno para varejistas apostaram no ecommerce e explica alguns aspectos que devem ser levados em conta na hora de abrir um e-commerce. A começar pelo estoque que, segundo ele, precisa ser separado da loja física, para evitar contratempos, como o de ter o produto disponível no site no ato da compra e não tê-lo na hora da entrega ao cliente.

Uma boa estrutura de atendimento telefônico também é importante, assim como espaço para armazenagem dos produtos e cuidado com as embalagens. Segundo David, os produtos devem ser bem-acondicionados para chegar sem nenhuma avaria nas mãos do consumidor. “Nesse caso, deve-se evitar a logística reversa porque pode inviabilizar a margem de lucro do pedido”, observa.

A entrega é outro ponto destacado pelo empresário. “Hoje, os Correios são a principal operadora logística do e-commerce. Mas já estão surgindo outras opções com sistema de preço por faixa de CEP e peso e que ainda indicam qual é a melhor transportadora. Também há empresas aéreas com preços cada vez mais acessíveis e que, de acordo com volume de remessa, estabelecem os preços da entrega”, explica.

Entre as estratégias e canais disponibilizados no comércio on-line, para pequenos e médios sellers (vendedores), David cita as vendas por meio de marketplaces, que captam o pedido, recebem o pagamento e repassam o valor ao varejista, além das vendas por meio de influenciadores digitais (blogueiros, youturbers, perfis de Instagram e Facebook) e shoppings virtuais.

Fonte: Diário do Comércio

Posts relacionados

Inovação

Inovação precisa ser simples para gerar impacto real

25 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Como estruturar uma rotina produtiva no trabalho remoto passo a passo

23 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Organização pessoal e gestão do tempo: 5 dicas para otimizar

Cuidar de quem cuida: a importância da saúde emocional do RH

13 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Profissionais 50+ voltam com toda força ao mercado de trabalho

12 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Pix bate novo recorde de transações diárias, com 73 mi de transferências

Pix bate recorde com quase 280 milhões de transações em um dia

11 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Confira habilidades importantes para o desenvolvimento profissional

Desenvolvimento Profissional: como impulsionar o crescimento das equipes

10 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc