A administração é uma disciplina repleta de ferramentas e estratégias que direcionam a empresa para o caminho mais vantajoso ao seu desenvolvimento. Os instrumentos basilares que estruturarão a empresa, bem como servirão de base para a tomada de decisão dos gestores são a missão, visão e valores.
Esses elementos são os pontos de partida para desenvolvimento de estratégias, determinação de objetivos, posicionamento no mercado entre outros aspectos fundamentais para a criação de uma organização sólida, com comportamento definido e uma boa imagem perante o mercado.
Como se trata de um assunto excepcionalmente relevante para o crescimento de qualquer empresa, elaboramos o presente artigo com o objetivo de ajudar nossos leitores a entender melhor a importância desses pilares para sua empresa. Boa leitura!
O que são missão, visão e valores?
As três terminologias têm a finalidade de moldar a identidade da empresa, criando referências que ditarão seu comportamento no mercado, como será visualizada por concorrentes e parceiros, como também a forma que será identificada pelos clientes.
A identidade da organização é composta por duas vertentes diferentes: a cultura e a filosofia corporativa. O primeiro termo está relacionado ao conjunto de referências e normas de conduta que são seguidos pelos colaboradores.
Já a filosofia corporativa compreende na aplicação missão, os valores e a visão, elas são minuciosamente construídas pelos gestores de alto nível de uma organização, com a finalidade de colocá-los como pilares para a serem seguidos pelos colaboradores de todos os departamentos.
Para se aprofundar no tema, confira nos tópicos seguintes o conceito desses termos e exemplos de cada um deles aplicados em empresas reais.
Missão
Consiste na razão pela qual a organização existe, ela expõe o papel que ela desempenha na sociedade e no mercado. A empresa que não sabe por qual motivo ela existe, também não será capaz de definir uma estratégia de crescimento, pois seus objetivos não estão claros.
Para criar a missão, é preciso identificar de forma objetiva todas as propostas de valor que a companhia pretende entregar. Aqui não são definidos apenas os produtos ou serviços que pretendem comercializar, mas como pretende impactar a vida do seu público-alvo.
É importante que a missão seja desafiadora e inspiradora, assim você conseguirá criar um engajamento maior com seus parceiros e colaboradores para levar um benefício cada vez maiores ao público-alvo, além disso, ela deve ser curta para ser facilmente lembrada por aqueles.
Observe que ele funciona como uma crença que orienta as ações de todos aqueles relacionados com a organização. Visualize a seguir empresas referências em seus mercados e suas respectivas missões:
Visão
Representa os objetivos que serão alcançados a longo prazo. Aqui os gestores precisam indicar a posição que desejam conquistar no mercado nos próximos anos. Faz-se necessário esclarecer tanto a aspiração quanto a inspiração corporativa.
A aspiração corresponde aos desejos que podem ser alcançados de forma objetiva e direta, como um aumento da influência da empresa na região. Na vertente de inspiração, relaciona-se com íntimo do seu público-alvo, como a criação de um sentimento de paixão pela marca. Veja alguns exemplos reais de visões:
Valores
Os valores são os princípios éticos e crenças que ditam o comportamento da empresa enquanto os colaboradores trabalham para alcançar a visão. Eles formam uma lista de qualidades que definem a personalidade da empresa e orientam as atitudes de qualquer envolvido na empresa, desde os gestores até operacionais.
Também é possível aplicar a lista de valores nos processos seletivos para identificar os colaboradores cujos perfis são mais adequados para empresa, como também para definir critérios de promoção. Alguns exemplos são:
Como eles influenciam no planejamento estratégico?
O planejamento estratégico consiste no conjunto de mecanismos e processos metodológicos que definem o estabelecimento de metas, a alocação de recursos, tomada de decisões e investimentos com a finalidade de alcançar os objetivos da empresa e, consequentemente, seu sucesso comercial.
São diferentes ferramentas que podem ser utilizadas ou não no processo, como a análise PEST, matriz SWOT, planejamento de cenários e balanced scorecards. Independente delas, o plano deve seguir as seguintes etapas para ser bem-sucedido:
Observa-se que a missão é um componente basilar para todo o planejamento, como também que a visão está presente para direcionar o futuro da empresa e no estabelecimento de seus objetivos. Por fim os valores têm aplicação mais prática e ditam a rotina dos colaboradores e líderes da empresa.
Conclui-se que esses elementos são fundamentais para a elaboração do planejamento estratégico, para criação de objetivos e manutenção da longevidade da organização.
Quais são os pontos necessários para elaborá-los?
Ao elaborar a missão, a visão e os valores, é necessário que elas respondam determinadas perguntas. Veja os pontos de cada um deles abaixo.
Missão
Visão
Valores
Estabelecimento da missão, visão e valores são fundamentais para a sobrevivência e desenvolvimento de qualquer organização, pois será a partir desses elementos que será formada sua identidade visual e estruturado seu planejamento estratégico.
Fonte: Fortes Tecnologia
Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik