Quem se dedica a entender um pouco mais sobre os processos comunicacionais, sabe que a compreensão de uma mensagem vem por meio de diversos elementos. Porém, é difícil apontar um que seja mais importante do que o nome. É com ele que você se apresenta, fica conhecido e transmite ideias ao ser citado, redigido ou referenciado. E no caso das empresas não é diferente. Entenda um pouco mais sobre naming e confira algumas dicas de como criar o nome de uma marca.
De forma bem simples, naming é o processo de criação de nomes para marcas, o que inclui indiretamente comunicar para além dele. Quando não tem sentido algum, dificilmente as pessoas fazem conexões automáticas, como no caso da Apple que está ligada à ideia de conhecimento. Por isso, podemos dizer que a escolha do nome é o primeiro, e um dos mais importantes, passo em ações de branding.
O processo de criação de nomes para empresas deve levar em consideração legislação e a disponibilidade para criação de espaços virtuais. Burlar leis e cometer outras ações de má-fé não dão bons frutos e são cobrados, seja mais cedo ou mais tarde. Com isso, é necessário levar em consideração uma série de fatores até chegar ao nome ideal.
O Naming não é feito do dia para a noite
Entre os fatores que se deve levar em conta estão público, conceito, objetivos, diferenciais, valores, posicionamento e questões que se pretende solucionar. Em outras palavras, o processo de naming é complexo. Mas acredite, vale a pena.
Confira os principais elementos a serem considerados na hora de elaborar um nome memorável para uma marca ou produto.
Conheça também os tipos de naming
Não é nada fácil ter ideias únicas e dinâmicas para encontrar algo que se encaixe ao nicho de mercado. Conheça os principais tipos de naming, para pensar já em alguns paralelos que podem te ajudar nessa importante tarefa.
Ex.: Banco do Brasil.
Ex.: a marca de roupas Amazônia.
Ex.: Häagen-Dazs.
Ex.: New York Times, Folha de São Paulo.
Ex.: Colgate, Nestlé, Philips, Gillette, Ferrari e muitos outros.
Ex.: Gatorade é a fusão das palavras Gator e Aid, que significa “apoio aos Gators”, como um incentivo ao time de futebol americano da Universidade da Flórida.
Ex.: Intel, que é a redução da palavra “intelligence”.
Ex.: Antarctica, cujo produto é normalmente consumido gelado.
Ex.: SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), 3M (Minnesota, Mineração e Manufatura) e LG (Life’s Good)
Afinal de contas, como criar o nome de uma marca e como saber que foi feita a escolha certa?
O naming não se trata de uma mágica. No entanto, existe uma metodologia que pode auxiliar nessa tarefa para não começar a partir do nada. O primeiro passo é a investigação, momento para levantar os atributos da marca, como missão e valores, fatores culturais e geográficos, bem como o público-alvo.
A segunda fase já é a de brainstorm. Promova uma dinâmica com os envolvidos no projeto fazendo uma nuvem de palavras que remetem à ideia. Aqui, não precisa restringir as eventuais más escolhas, o objetivo é justamente deixar a criatividade fluir, para que aí sim, na fase de filtragem, seja feita a eliminação do que não funcionou muito bem. Já a etapa de análise é preciso ter um pouco mais de cuidado, respondendo algumas perguntas:
Por fim, mas não menos importante, em parceria com a equipe que está ajudando na construção da imagem visual, crie redes sociais com esse nome, registre sua marca e compre os domínios associados a ela.
Fonte: Blog da Alliance Comunicação