A tecnologia consegue identificar as células com câncer através do nível do pH, deixando os organismos saudáveis intactos
Pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, desenvolveram nanorrobôs capazes de destruir células cancerígenas. A nova tecnologia consegue identificar os organismos que devem ser atacados, sem causar problemas para as células saudáveis.
Células com câncer são identificadas através do pH
De acordo com a equipe responsável pelo trabalho, os nanorrobôs eliminaram as células cancerígenas durante testes em camundongos com câncer de mama. Eles foram injetados nos animais e o resultado foi uma redução de 70% no crescimento do tumor em comparação com camundongos que receberam uma versão inativa do nanorrobô.
Ao mesmo tempo, a tecnologia foi treinada para diferenciar organismos saudáveis. Isso significa que ela mira e mata especificamente células cancerígenas.
O segredo para isso está no pH baixo, ou microambiente ácido, que geralmente envolve as células cancerígenas. Segundo os pesquisadores, o nanorrobô é capaz de medir a acidez. Sempre que o pH cai para 6,5, a tecnologia é ativada para matar a célula em questão.
Proteínas ou peptídeos podem ser colocados nos dispositivos em novos testes
Fonte: Olhar Digital