Professor de português dá dicas para se comunicar melhor no grupo de trabalho e nas publicações em redes sociais
Nas mídias sociais, devemos pensar além de questões gramaticais, normativas; demonstrar habilidade comunicativa pode abrir valiosas portas à sua empresa ou à sua carreira.
É impressionante como a maioria dos chamados “posts” desprezam a pontuação do vocativo, em formas como: “Bem-vindo parceiros” ou “Bem-vindo clientes”.
Vocativo, função sintática responsável pelo chamamento, deve fazer uso de vírgula, dois-pontos ou exclamação: “Bem-vindo, clientes!”.
Além da pontuação que envolve a forma de evocar, é muito comum o deslize em relação à concordância verbal, em frases como esta: “Tem gente que vai morrer de amores com as coisas que os nossos produtos faz.”. Morrer mesmo? Faz? Por que não algo mais simples, direto, elegante, adequado, como:
“Você amará os nossos produtos!”
Outro ponto a ser observado está no uso do acento grave. Já viu a frase “Um excelente dia à todos!”? Lamentável uso, já que antes de expressões de generalização não se usa esse acento. Quando encontrar “a”, no singular, e o termo posposto no plural, jamais aparecerá o grave: “Um excelente dia a (para) todos!”
Como estudioso da Língua, não defendo o preciosismo, os excessos, porque o profissional quer alcançar mais pessoas; defendo a simplicidade na construção textual.
Para isso, é vital que se faça a programação do conteúdo a ser publicado nas Mídias Sociais. Você certamente conhece alguns casos de personalidades que excedem no subjetivismo da “postagem”, registrando deselegâncias; há ainda líderes que não verificam questões gramaticais simples.
Em tempos pandêmicos, cautela e organização são preciosíssimos recursos.
Fonte: Exame