Mesmo que seu negócio não venda chocolates é possível fazer boas campanhas; selecionamos alguns exemplos criativos para mostrar como.
Mesmo não sendo uma data comemorativa tão popular para o comércio quanto a Black Friday ou o Natal, a Páscoa costuma aquecer as vendas, principalmente a de chocolates. Mas será que somente empresas do segmento alimentício podem aproveitá-la?
Acreditamos que não, pois os ovos de chocolate podem ser a forma mais óbvia de presentear nessa data, mas é possível ir um pouco mais a fundo e explorar o sentimento de gratidão que é celebrado no feriado. E isso vai além de segmentos de negócio, já que qualquer empresa pode fazer.
Neste post, vamos trazer algumas ideias para você colocar a sua campanha de marketing de Páscoa para rodar de forma rápida e prática. Além disso, você vai conferir alguns exemplos bem sucedidos de Landing Pages e Email Marketing para se inspirar.
Comece a campanha de Páscoa pelo planejamento
Estar próximo dos clientes é algo desejado por toda empresa, certo? Tenha em mente essa ideia de aproximação, que tem tudo a ver com a Páscoa, na hora de planejar seus conteúdos. O planejamento deve ser feito com alguma antecedência, cerca de um mês antes.
Mas tenha cuidado, pois a data tem significado religioso e você não quer desrespeitar a crença dos seus contatos. Por isso, o mais seguro é explorar mesmo os sentimentos de gratidão e aproximação, que são universais.
Explore os 3 dias do feriado
Apesar de ser comemorada no domingo, a Páscoa é antecedida pelo feriado da Paixão de Cristo, também conhecido como Sexta-feira Santa. Boa parte das pessoas terá pelo menos 3 dias para descansar. Assim, sua campanha pode focar nisso, oferecendo dicas e promoções que ajudem seus clientes a relaxar no fim de semana prolongado.
Uma passagem com desconto para um destino atrativo, uma massagem relaxante, aquela diária na pousada, livros para ler no feriado…para vários segmentos é possível relacionar essa ideia de tranquilidade que o feriado traz para fazer uma oferta.
Use elementos típicos da Páscoa na campanha
Relacionar sua oferta de alguma forma com o feriado de Páscoa, indo para temas correlatos, é uma ótima ideia. Para quem exagerou no chocolate, por exemplo, que tal um dia no SPA para fazer um detox ou uma matrícula na academia?
Já para quem não come carne nos dias que antecedem a Páscoa, está aí uma oportunidade para restaurantes de frutos do mar, peixarias, dentre outros fazerem uma oferta especial.
E, mesmo que você não consiga fazer essa correlação, há quem não goste de presentear com ovos de chocolate, preferindo flores, vinhos, um livro e outros presentes. Nesses casos, capriche na arte, incluindo temas que remetam à Páscoa.
Ovos, coelhinhos, pegadas e cenouras são elementos bem comuns no imaginário quando o tema é Páscoa. Por isso, utilizá-los em seus emails, redes sociais, Landing Pages e outros materiais de divulgação ajuda a entrar no clima imediatamente.
Quem fez isso muito bem, em um período pré-pandemia, foi a Lohn Bier. A marca de cervejas, que fica no interior de Santa Catarina e mantém um pub anexo à fábrica, enviou um email convidando os contatos a fazerem uma visita durante o feriado para conhecerem o cardápio especial de Páscoa. O botão de Call-to-Action trazia a possibilidade de fazer uma reserva.
Ofereça um brinde que remeta à Páscoa
Que tal oferecer um brinde para quem fizer compras acima de certa quantia no seu ecommerce, no estilo “nas compras acima de R$ 300, ganhe um ovo de chocolate”, por exemplo? Esse tipo de ação é uma forma de entrar no clima da Páscoa, chamando atenção para a sua campanha.
Se não for possível um chocolate, envie algum souvenir que seja interessante para o cliente e tenha relação com a Páscoa mas que, ao mesmo tempo, faça-o lembrar da sua empresa, como um coelhinho ou algum outro brinde personalizado.
Faça um concurso ou sorteio
Interagir é uma boa maneira de lembrar o seu público-alvo de que você também está em clima de Páscoa. Também é uma forma de conseguir mais seguidores, aumentar a consciência de marca e presentear seus seguidores, o que tem tudo a ver com o espírito de gratidão dessa data!
Um bom exemplo desse tipo de ação é o da ferramenta de análise de concorrência SEMrush. Bem distante do mercado chocolateiro, a empresa conseguiu aproveitar a data comemorativa criando um jogo chamado Caça ao Ovo. Voltada para os clientes, era necessário logar na ferramenta e procurar os ovos. Quem achasse 15 deles teria acesso a uma lista com as 10 mil palavras-chave mais pesquisadas em 10 países.
Fonte: Blog da RD