Um levantamento recente da plataforma digital de crédito Simplic aponta algumas características que ajudam a entender melhor o perfil do microempreendedor brasileiro.
Segundo a pesquisa intitulada Mapeamento Simplic do Crédito Online, um em cada três pedidos de crédito realizado com o intuito de empreender é feito por pessoas com renda entre 1.500 reais e 3 mil reais.
Feito a partir de entrevistas com mais de 223 mil pessoas que procuraram crédito com o intuito de empreender, o estudo também aponta que a idade média do empreendedor do país fica entre 24 e 28 anos e que os homens são maioria no segmento, mas por uma margem muito pequena, já que respondem por 52%, contra 48% das mulheres.
Além disso, o estudo indica que o diploma universitário não é um diferencial neste sentido, uma vez que menos de 10% dos brasileiros com formação acadêmica buscaram empréstimos para começar ou investir em um negócio próprio.
Por fim, a empresa destaca que entre os pedidos de empréstimo feitos para empreender, 49% vieram da região Sudeste e 25% da região Nordeste do Brasil – mas o percentual de pedidos voltados para o empreendedorismo é mais alto no Nordeste, com 21%, contra 11% no Sudeste.
Fonte: Idgnow