Continuando a série sobre o Papel do CEO, essa para além da qualidade, mas de forma alguma desconectada dela. Quero continuar esclarecendo como conectar o trabalho do CEO a uma cultura da qualidade e principalmente ligando o trabalho da Qualidade ao resultado da empresa.
No artigo anterior eu “estressei” bastante o tema falando do Papel do CEO e como ele está intimamente ligado à qualidade. Eu estava com o “esquema” desse artigo pronto quando recebi uma provocação no Instagram falando que o CEO é responsável pela cultura.
Atualmente, quando falamos de cultura é comum as pessoas pensarem em coisas como pufes coloridos, mesas de pebolim (ou totó), sorvete e gente trabalhando com notebook no colo. Esse foi um desserviço para o tema. A Cultura é algo muito importante para ficar ligado a futilidades.
A cultura é algo que não é fácil de se “documentar” uma vez que ela engloba os valores das pessoas, seus hábitos, métodos, princípios e crenças. Para ser direto e simples: A cultura é o jeito que as pessoas fazem as coisas na organização.
Já estou cansado de falar aqui que a Qualidade com “Q” maiúsculo é aquela preocupada com a geração de valor para as partes interessadas, em especial para o cliente. O seu cliente, é quem define a qualidade do produto que espera de você, e você deveria com isso, trabalhar para entregar essa expectativa.
Como já disse no outro artigo, e está escrito na ISO 9001:2015 “…a qualidade é uma decisão estratégica”.
A cultura é algo que garante sua entrega, por isso, defendo desde sempre que isso é coisa da qualidade. Quem já viu minhas palestras, já me viu citar uma frase do Edgar Schein, que encaixa a dimensão exata do poder da cultura, ele diz:
“A cultura determina e limita a estratégia.!”
Isso quer dizer que a melhor estratégia do mundo, vai ser determinada e limitada pela cultura que você tem na empresa. Trocando em miúdos, não adianta ter uma estratégia incrível, se sua capacidade fizer, a forma como você faz as coisas não sustentar isso.
E é aqui que conecto: se qualidade é uma decisão estratégica, e cultura determina e limita a estratégia, você precisa parar de tentar ter uma “cultura da qualidade” e incluir a qualidade na sua cultura. Grande desafio, mas um daqueles desafios que valem a pena.
Aqui a coisa fica ainda mais interessante, o CEO é o responsável por entregar os resultados, por definir, monitorar e executar a estratégia. E se ele entendeu que a qualidade na sua cultura, ajuda a entregar o melhor para o cliente, ele estará muito conectado a isso, uma vez que traz resultados inegavelmente.
O CEO precisa se preocupar com a cultura. Toda empresa tem uma cultura, queria ela ou não, e o grande risco é que algumas pessoas podem influenciar essa cultura, para um caminho que não seja o buscado pela companhia.
A cultura é algo que se faz por meio das condutas das pessoas, e para garantir o alinhamento correto, o CEO deve ser o guardião da cultura, o responsável por deixar claro o que é e o que não é admissível e como as coisas são feitas dentro da empresa. Não é uma questão de fiscalização, é mais uma questão de ser o exemplo.
É claro que o CEO tem um time de pessoas, para trabalhar no famoso RH da firma, mas ele próprio precisa deixar o caminho que a empresa deve seguir no que diz respeito a sua cultura, sua forma de trabalhar, seus valores, seus objetivos, métodos e crenças.
O CEO e os principais líderes são os exemplos que uma empresa precisa para construir uma cultura que privilegie a Qualidade que acreditamos: aquela que gera valor e entrega resultados
Fonte: Blog da Qualidade