Como profissional de marketing, você já deve saber que os dados são seu melhor recurso.
Mas aparentemente, foi só nos últimos 3-4 anos que o mundo acordou e percebeu que tinha se tornado digital. As pessoas finalmente despertaram de um sono profundo e notaram que não podem deixar seus dados dando sopa para qualquer pessoa que passa por aí ter acesso.
Brincadeiras à parte, nesse meio tempo foram aprovadas leis em vários países, inclusive no Brasil, que prevêem regras claras para o uso de dados no ambiente online – que são excelentes, diga-se de passagem. Mas o que muita gente não esperava é que as principais forças da internet fossem mudar de ideia tão rápido.
Como se este não fosse o praxe do digital.
Até aí, tudo bem. Os mercados evoluem, a legislação acompanha e o mundo continua em constante mudança…
Acontece que se tratando do digital, as coisas acontecem muito rápido e as mudanças podem ser mais drásticas que parecem. Ainda mais agora: o Google anunciou que vai interromper o uso de cookies de terceiros de seu navegador, o Chrome – que é utilizado por mais de 60% das pessoas que estão online, e muito provavelmente você também!
Mas o que isso significa para o futuro do marketing digital e da gestão de dados? Se você também tem interesse nesse tema, este artigo também é para você.
Afinal, o que são cookies mesmo?
Os cookies nada mais são que pequenos arquivos que ficam salvos no seu computador para ajudar a armazenar as preferências e outras informações usadas nas páginas que você visita.
Eles podem ajudar a carregar suas informações no site com mais velocidade, a lembrar sua senha de acesso, configurações especiais e até mesmo acompanhar como você chegou aos sites e interage com eles. Por exemplo, um cookie poderia lembrar ao e-commerce que você já acessou aquela loja e colocou um produto específico no carrinho anteriormente, então quando você acessar o e-commerce novamente, o seu produto já estará te esperando no carrinho, pronto para a venda.
Neste caso, estamos falando de cookies denominados de first-party cookies, ou seja, o arquivo de informação do site que você está visitando naquele momento. Esses, por ora, ainda não vão mudar.
O que o Google já cantou a bola é que vai parar de usar no Chrome os chamados cookies de terceiros ou third-party cookies. A ideia aqui é a mesma, mas este arquivo vai se referir a um site que você tenha visitado antes, como quando você acessa uma página de algum produto e depois encontra o mesmo produto em um anúncio dentro de outra página no Facebook. São os cookies de terceiros entrando em ação!
Justamente por registrarem informações de comportamento, os cookies são fundamentais no marketing digital. Eles auxiliam na entrega de anúncios personalizados, atividades de remarketing e até ajudam a identificar padrões de navegação.
Embora a sua finalidade não seja exatamente para ajudar equipes de performance digital a entregarem resultados infinitamente melhores que a publicidade tradicional, os cookies acabam tendo uma relevância imensa em um planejamento verdadeiramente poderoso. Afinal, quando conhecemos o comportamento do consumidor em diferentes sites, temos uma oportunidade muito maior de identificar seus hábitos e preferências, e dessa forma ser muito mais assertivo na comunicação digital.
O futuro da performance digital
Com o aumento da preocupação da sociedade em torno do tema de privacidade de dados e da pressão de órgãos do governo, com leis como a LGPD, no Brasil, e a GDPR, na Europa, muitas empresas começaram a mudar a maneira que captam, armazenam, e usam dados. Isso é excelente porque traz mais transparência nessa interação, que antes ficava à cargo apenas dos bons profissionais. Mas também exige da publicidade digital um novo formato.
O futuro dos cookies de maneira geral ainda está incerto, mas o próprio Google afirma que parar totalmente de utilizá-los pode afetar e muito a performance de seus anunciantes, o que é preocupante para todo o mercado.
Já na relação específica dos cookies de terceiros, podemos antever os seguintes cenários:
1) Quem já coleta informações sai na frente
Sites que coletam dados estão na vantagem. E os que conseguem aliar com um volume robusto de coleta de informações despontam ainda mais. Sites como Facebook, Magazine Luiza, Twitter e o próprio Google passarão a centralizar ainda mais poder no cenário digital por serem alguns dos principais canais da internet e gerarem um volume insano de dados.
Por isso, é super importante já pensar numa estratégia de captação de dados que seja alinhada às leis vigentes e que faça sentido para o seu cliente e para o seu negócio. Ter uma política de privacidade acessível, opt-ins claros e opções que encantem verdadeiramente o usuário são um must have de agora e simplesmente essenciais daqui pra frente.
2) Quem não coleta dados está perdendo tempo
Se o seu site ainda não está monitorando o comportamento do seu cliente dentro das regras da LGPD, você está perdendo o seu tempo – e o seu dinheiro – investindo em marketing digital. É melhor rezar para vender.
Não me entenda mal, eu sou super a favor de uma espiritualidade forte… mas você também precisa ajudar o seu negócio aqui na Terra! Se antes você poderia contar com dados de terceiros para dar um up nas suas campanhas, em 2023, não poderá contar nenhum deles. Por isso, já vá arrumando a casa: prepare-se para essa mudança que foi anunciada com tempo suficiente para você tomar iniciativa.
3) Vai ficar difícil comparar o histórico
Se você já está trabalhando de forma consistente com estratégias de performance digital, pode ser que seja necessário rever seus indicadores e adaptar novas métricas. Acompanhar o histórico de desempenho de campanhas antes e depois do fim dos cookies de terceiros em um dos principais navegadores de internet do mundo vai ser uma tarefa complicada e exigirá criatividade da equipe e um profundo conhecimento em avaliação qualitativa dos dados. Por isso, fortaleça seu time e sua rede de parceiros.
4) O marketing vai exigir conhecimento técnico em dados
Com uma maior necessidade de cookies primários para se estabelecer estratégias mais segmentadas, a área do digital vai precisar se especializar ainda mais. Ter noções em ciência de dados, gerenciamento e armazenamento de informação serão essenciais para que o talento e a criatividade, que já pulsam forte na veia de quem trabalha com marketing, possam encontrar novos caminhos e trazer resultados reais para as empresas.
O que vem por aí
O próprio Google já anunciou a alternativa para um mundo sem cookies: um método de agrupamento a partir de interesses de forma totalmente anônima começou a ser testada. Não há muita informação ainda sobre o tema… o que nos resta é aguardar o fim dos testes e um próximo anúncio oficial da empresa.
Mas a pergunta de um milhão de dólares continua sendo:
Sua empresa está preparada para lidar com mais essa mudança?
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Fonte: Administradores.com