É possível que o sucesso seja um dos conceitos mais abstratos criados pela humanidade. No mundo dos negócios, inclusive, são vários os indicadores que tornam uma companhia bem-sucedida aos olhos do mercado.
Washington Olivetto, o mais premiado publicitário brasileiro, por exemplo, acredita que o carinho do público é o que toda empresa deveria almejar.
“O maior patrimônio que uma marca possui é ser admirada, é ser amada, é ser querida. Esse patrimônio deve ser mantido por meio de grandes ideias, por meio de uma relação afetiva e digna com o consumidor. Enquanto algumas marcas passam por crises, outras estão se recuperando. Todas elas são marcas admiradas. Eu não vejo nenhum problema em marcas passarem por crises, vejo problema em marcas não terem uma história para contar e manter. Aí é complicado”, opina.
Conquistar este amor, no entanto, não é uma tarefa fácil. Para isso, é preciso que as companhias tenham, dentre outras coisas, um canal de comunicação forte com seus consumidores.
“Muita coisa mudou no mundo em termos de veículos, em termos de possibilidades de se comunicar. Mas uma coisa não muda nunca. A coisa que mais continua fascinando o ser humano é outro ser humano. Por isso mesmo é fundamental que as marcas se comuniquem de maneira humana, verdadeira e sincera. É fundamental ter a consciência de que, aconteça o que acontecer, se não existir uma grande ideia, não acontece absolutamente nada. É fundamental que as empresas prestigiem as grandes ideias. Quem for proprietário de grandes ideias continuará sendo proprietário do presente e do futuro, assim como foi do passado”, afirma Olivetto.
Fonte: Administradores