Se você é gestor de uma empresa, sabe que a concorrência é grande e que é preciso fazer muito para se destacar no mercado. Pode parecer que eu, consultora de marketing, quero apenas vender o meu peixe, mas o fato é que um bom plano de comunicação e marketing, principalmente quando é feito a médio prazo e considera as sazonalidades do ano, é uma ferramenta estratégica para o crescimento de qualquer empresa.
Por isso, sempre que inicio uma consultoria, mesmo que aconteça no meio do ano, recomendo aos meus clientes que façam um planejamento anual de comunicação. Ironicamente, nunca é tarde demais para começar, mas também nunca é cedo demais para começar.
Um planejamento anual de comunicação é uma estratégia que leva em consideração os objetivos de negócio da empresa e, a partir disso, aplica as ferramentas de comunicação e marketing para alcançar essas metas. Por isso, é tão importante fazer o planejamento anual. Geralmente, ele inclui a maioria dos tópicos abaixo:
– Análise de cenário: apresenta o contexto da comunicação da sua empresa no mercado e internamente.
– Definição de objetivos: estabelece metas claras e alcançáveis.
– Público-alvo: identifica o público-alvo e entende suas necessidades e desejos.
– Orçamento: determina como os recursos disponíveis serão usados no plano de comunicação.
– Plano de ação: Define um cronograma de comunicação, incluindo campanhas e canais a serem trabalhados.
Existem vários benefícios de realizar um plano anual de comunicação, mas o que geralmente chama a atenção de empresários e gestores e nos ajuda a cair nas graças do financeiro é a economia. Isso mesmo: economia de dinheiro mesmo. Quando sua empresa traça o plano anual de comunicação, é possível pensar, planejar e preparar suas campanhas de vendas, por exemplo, com maior antecedência.
Na prática, isso significa que é possível negociar com fornecedores variados na baixa temporada, conseguindo melhores negociações. Quer um exemplo? Dia das Mães, Black Friday e Natal são datas muito importantes para o varejo e, em geral, as gráficas ficam com prazos mais longos e produtos mais caros. Mas, se você produzir seu material de vendas para essas datas com 60 ou até 90 dias de antecedência, certamente não precisará se preocupar com atrasos na entrega, preços elevados, falta de mão de obra para a preparação do seu ponto de venda, etc.
Além disso, quando a empresa alia o plano de comunicação ao plano financeiro e fiscal, é possível ter mais previsibilidade para ações de longo prazo, estratégias de relacionamento com clientes-chave, eventos presenciais e outras estratégias que podem necessitar de um investimento maior ou de um investimento a mais longo prazo.
Um plano de comunicação é uma estratégia que irá manter sua marca na mente dos consumidores durante todo o ano, gerando relacionamentos e resultados positivos, conquistando novos clientes e fazendo com que os atuais e antigos se tornem mensageiros estratégicos e positivos do seu negócio.
Fonte: Administradores