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O que é a Search Generative Experience que chegou ao Brasil e como impacta o SEO?

20 de novembro de 2023 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Chegou a vez do Brasil de ter a Inteligência Artificial do Google nas pesquisas, onde poderemos navegar com ainda mais recursos nas buscas realizadas. A atualização foi feita no dia 8 de novembro, e está disponível para testes.

O Bard AI do Google vem para inovar as nossas buscas na SERP, com um tipo de “ChatGPT” para nos auxiliar em pesquisas mais aprofundadas com resultados mais assertivos.

Impulsionada pelos recentes avanços em inteligência artificial generativa, a empresa está redefinindo as capacidades do que um mecanismo de busca pode realizar. Segundo o Google, será viável desbloquear novas perguntas e consultas, revolucionando a organização de informações. Dessa forma, buscas por tópicos e conteúdos inovadores na web podem resultar em informações mais abrangentes e profundas.

O teste do experimento está disponível através do Search Labs, um programa do Google que permite aos usuários explorar e experimentar antecipadamente novas tecnologias e recursos de busca, além de compartilhar feedbacks.

O teste deve ser feito com uma conta Google pessoal. O sistema não aceita testes em contas empresariais. Segundo o Google, os usuários serão capazes de entender um tópico com mais rapidez, descobrir novos pontos de vista e realizar tarefas com mais facilidade.

Quais serão os impactos no mecanismo de busca?

São muitos os impactos nas pesquisas com inteligência artificial generativa integrada, mas separei alguns pontos importantes sobre isso que podem fazer mais diferença para profissionais de SEO e de conteúdo:

  • Buscas cada vez mais personalizadas;
  • Menos anúncios sendo mostrados nos resultados;
  • Criação de conteúdo mais personalizado e profundo será essencial para posições melhores na SERP;
  • Modo de ouvir e de conversa irá aprofundar as informações durante as pesquisas;
  • Será possível para o usuário, entender um tópico com mais rapidez, descobrir novos pontos de vista e realizar tarefas com mais facilidade;
  • Destaque para os conteúdos base com as fontes das informações mostradas na pesquisa com inteligência artificial.

Futuramente, os objetivos de SEO podem não ser mais alcançar as primeiras posições na SERP, mas sim tornar os conteúdos, destaques como o mostrado acima através do SGE, já que essa visibilidade será muito superior nos resultados para os usuários.

Portanto, como dito acima, a construção de conteúdos cada vez mais ricos será essencial para que os websites consigam mais atenção do público.

Use IA para refinar o conteúdo existente       

Ferramentas como o ChatGPT também podem fornecer maneiras excelentes de melhorar ou reavaliar parte do conteúdo que você já possui.

Exemplos de como usar ferramentas de IA como o ChatGPT para refinar o seu conteúdo:

  • Peça à IA para sugerir sinônimos e antônimos incríveis para palavras comuns
  • Solicite ajuda para desenvolver ótimas ideias – como pedir sugestões sobre subtítulos adicionais para adicionar a uma lista para uma atualização de conteúdo
  • Explore sugestões de idiomas que podem ajudar a tornar seu conteúdo mais persuasivo, envolvente ou relevante para o tom escolhido
  • Tenha ótimas ideias de tópicos para conteúdo de acompanhamento

O ChatGPT e opções semelhantes, podem te ajudar a revisar os textos dos conteúdos e garantir que você irá entregar o melhor para o seu público.

Mais do que está por vir

Além do buscador, o Google anunciou uma atualização para o Google Translate, incorporando a inteligência artificial para lidar com palavras ambíguas que possuem vários significados. Essa melhoria visa proporcionar clareza aos usuários por meio de um menu suspenso. Embora essa funcionalidade ainda não esteja disponível, o Google planeja lançá-la em breve nos Estados Unidos, começando com traduções do inglês para o espanhol, e com perspectivas de expansão para outros idiomas aos poucos.

Além disso, o Google aprimorou a utilidade acadêmica do SGE ao introduzir um método interativo para explorar definições relacionadas a temas educacionais, como ciência, economia ou história, por meio de visões gerais baseadas em inteligência artificial.

O SGE veio para incentivar os usuários a fazerem perguntas de acompanhamento, transformando a experiência de um parágrafo estático gerado por IA em uma conversa mais dinâmica e fluida.

Após os testes finalizarem em maio de 2024, o Google quer integrar o SGE permanentemente nas páginas de resultados. Porém, ainda teremos que esperar quando isso de fato vai acontecer no Brasil.

Fonte: Rock Content

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