A ascensão dos aplicativos para celular é inevitável, até porque a maioria das pessoas possuem smartphones hoje em dia. Com milhões de apps ativos nas lojas virtuais, é preciso pensar em maneiras de ficar entre os primeiros nas buscas. É por isso que o App Store Optimization, ou ASO, surgiu.
Tais lojas especializadas em aplicativos são vitrines bastante competitivas, pois são por meio delas que os usuários buscam por ferramentas para ajudar na execução de tarefas do dia a dia.
Essa estratégia de otimização de apps serve para todo tipo de negócio, pois há a possibilidade de aproximar a marca dos clientes para cumprir o que o Marketing Digital demanda: engajamento, educação, conversão e fidelização.
Neste texto, você vai conhecer o ASO, assim como as vantagens, a aplicação e as diferenças entre as principais lojas de aplicativos. Se você possui um programa desses ou pensa em desenvolver um, essa estratégia pode ajudar o seu negócio.
O que é App Store Optimization (ASO)?
O App Store Optimization, ou ASO, é uma estratégia de otimização de resultados de busca para lojas de aplicativos, assim como o SEO está para o Google. Porém, há diferenças entre os dois.
No SEO, a otimização do site é para mecanismos como o Google, Bing e Yahoo, enquanto o ASO visa lojas de aplicativos, como Apple App Store e Google Play Store. O objetivo aqui é aumentar o número de downloads e diminuir a taxa de desinstalação.
Há diferenças nas estruturas também. Para o App Store Optimization, é importante prestar atenção no título, na descrição, nas palavras-chave, nos backlinks e nas avaliações dos usuários. Já para o SEO, é preciso ficar atento às tags do título, volume de palavras-chave, meta-tags e backlinks.
Além disso, a principal tarefa do ASO é otimizar o aplicativo para uma melhora no ranqueamento nas buscas. A lógica é simples, quanto melhor o ranqueamento, mais tráfego orgânico a página do app atrai. Dessa forma, é possível conduzir o usuário a realizar a principal ação: baixar o programa.
Esse processo torna-se importante para todo tipo de negócio: tanto os que estão em crescimento, quanto os que já possuem estes softwares. Em razão disso, todos os envolvidos no desenvolvimento e divulgação precisam conhecer as estratégias de ASO.
Quais as vantagens de otimizar aplicativos?
Aplicar a otimização para aplicativos é muito importante para ser encontrado com facilidade, no momento certo. Sendo assim, as principais vantagens deste processo são:
Melhora a visibilidade em lojas de apps
Um dos objetivos do app store optimization é a melhoria no ranqueamento do programa, e como consequência, a visibilidade também melhora. Se o usuário certo para você busca por um aplicativo como o seu, mas não o encontra, ele escolherá outra opção.
Por outro lado, também há aquele usuário inconsciente que não sabe que precisa da sua ferramenta — até ele encontrar você como uma das primeiras opções e descobrir sua marca como a solução ideal. Esse também é um outro motivo pelo qual o seu app precisa ser facilmente localizado.
Aumenta o número de downloads orgânicos
O aumento no número de downloads orgânicos acontece quando há uma estratégia de otimização, como a escolha das palavras-chave relevantes. Inclusive, falaremos sobre esse assunto logo mais, basta prosseguir com a leitura.
Com esses downloads orgânicos, é possível reduzir o volume de investimento em anúncios. Como consequência, o custo de aquisição por usuário diminui (CAC). Essa métrica é muito usada para medir a lucratividade da empresa. Isto é, quanto menor o CAC, melhor.
Crescimento da taxa de conversão
Os usuários que fizeram o download de forma orgânica tendem a ser mais engajados e satisfeitos. Com isso, fidelizar clientes se torna uma tarefa menos difícil. Além do mais, o negócio pode se tornar referência no nicho e será recomendado aos outros usuários cada vez mais.
Quais as principais diferenças entre as lojas de aplicativos do iOS e Android?
Já falamos sobre a definição da estratégia de otimização para aplicativos e as grandes vantagens. Contudo, ainda não mencionamos a diferença entre as lojas de aplicativos disponíveis hoje. Tanto a Apple App Store (iOS), quanto o Google Play Store (Android) colocam a experiência do usuário em primeiro lugar.
Ainda assim, há diferenças, como a forma de avaliação das palavras-chave e o tempo de revisão. Confira:
App Store (iOS)
A loja de apps do iPhone e iPad proporciona um campo específico com 100 caracteres para adicionar palavras-chave, mas elas não podem ser repetidas em nenhum outro campo.
O título pode ter, no máximo, 255 caracteres, e você receberá uma boa classificação se adicionar a palavra-chave no título. Contudo, cuidado: não adicione todas as palavras-chave, pois a Apple pode classificar a ferramenta como spam.
Google Play Store (Android)
Já o Play Store possui um processo semelhante ao do buscador Google, pois leva em consideração todos os elementos textuais, incluindo a maneira em que a palavra-chave foi utilizada. Por lá, só é possível adicioná-la nos 30 caracteres disponíveis.
Como fazer ASO?
O app store optimization está muito ligado ao visual do programa, e não interfere na qualidade. E mais, toda otimização requer atenção aos requisitos das lojas especializadas, visando melhorar cada vez mais a experiência do usuário.
Estamos falando isso porque vários pontos são analisados, em questão de segundos, pelos usuários. São pontos extremamente determinantes na decisão dessas pessoas.
1. Tenha uma estratégia de otimização
Uma boa tática de otimização é a escolha das palavras-chave certas e mais relevantes. Ou seja, aquelas palavras digitadas pelos usuários no campo de busca.
Para isso, é preciso realizar uma pesquisa de mercado para conhecer a persona, ou seja, um perfil semi fictício ideal para o seu negócio.
2. Faça bom uso de nome, ícone e descrição
A escolha do nome certo também é essencial para o ranqueamento, sabia? Um bom nome tem o poder de descrever a função do app e causar diferentes sensações no usuário, de acordo com o nicho. Lembre-se também que o nome deve ser fácil de pronunciar.
O ícone também é bem importante para aumentar a confiabilidade, até porque é um dos primeiros contatos do usuário com a sua identidade de marca. Tem também a descrição, e logo de cara já adiantamos: deve conter palavras-chave e ser objetivo, descrevendo a função principal do programa.
3. Escolha a categoria certa
A escolha da categoria influenciará no ranqueamento de qualquer software, pois algumas categorias são mais concorridas que outras. A sua ferramenta terá menos downloads na categoria errada, pois não será relevante para o seu cliente ideal.
4. Use imagens e vídeos em boa qualidade
Aqui a dica é simples e poderosa: aposte em imagens e vídeos em boa qualidade na página do seu app. Esse é o seu momento para convencer o público com apelos visuais para o aumento da percepção quanto a confiabilidade do programa.
Além do mais, as fotos e vídeos servem para guiar o usuário quanto ao funcionamento do programa de forma mais dinâmica. Por isso, opte por visuais de alta qualidade, ok?
5. Estimule a avaliação pelos usuários
A avaliação dos usuários tem muita influência no ranqueamento das lojas e na reputação do seu software. Desta forma, incentive os clientes recorrentes a avaliar a experiência e até recomendá-lo aos amigos e familiares.
Para ajudar ainda mais no ranqueamento, sempre responda as dúvidas e comentários para demonstrar cuidado com a experiência do usuário.
A otimização de app é tão importante assim?
Uma vez que você decidiu otimizar o seu aplicativo nas lojas de app, é possível desfrutar das vantagens: o programa será encontrado com mais facilidade, a sua persona entenderá que o seu negócio é a solução ideal e o número de downloads orgânicos aumentará.
Fonte: Hotmart