Você sabe o que é canonical tag? Esse termo parece ser complexo para entender, mas com essa analogia ficará mais fácil de compreender. Veja a seguir:
Imagine que o seu site possua páginas com filtros, como se fosse um e-commerce. Ao filtrar por nome ou por ordem de preço, dificilmente a variedade de produtos muda, continuando a mesma listagem, ordenada de forma diferente, certo?
Em situações como essa, o robô de busca vai encontrar duas URLs distintas, mas com informações iguais. Assim, você saberá onde possui conteúdos duplicados na sua página!
Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo você verá:
O que é Canonical Tag?
A Canonical Tag ou “canonical link element” permite você informar ao mecanismo de busca qual é a versão preferencial de uma página WEB. Através dessa marcação no HTML de uma página é informada uma URL (B) que possui a mesma informação apresentada na URL (A). Dessa forma, o mecanismo de busca irá consolidar a autoridade de B e A juntos!
A estrutura da canonical tag
Quem é da área de SEO, já está acostumado com a estrutura da Canonical Tag:
<head>
…
<link rel=”canonical” href=”url-canonica.html” />
…
</head>
Mas, se você é leigo no assunto não se preocupe, a ideia central deste post, é mostrar a você que essa tag é muito importante na hora de evitarmos o famoso conteúdo duplicado. Continue lendo para entender como isso funciona.
Conteúdo Duplicado — Qual a definição?
Por definição, um conteúdo é considerado duplicado quando ele é encontrado em duas URLs distintas, por exemplo:
Este exemplo de conteúdo duplicado é o mais comum: a maioria dos sites tem sua página inicial acessada por mais de uma URL. Em grande parte dos sites, a seguinte relação de URLs todas permitem o acesso à página inicial:
Conseguem imaginar todas as formas de acesso à página inicial de um site? Todas representam conteúdo duplicado, sem exceção, até mesmo a simples diferença do caracter “/” já resulta em conteúdo duplicado. Entrando na área dos sites que usam variáveis de controle de sessão, o problema continua:
Mudou apenas o valor atribuído à variável jssesid, mas isso já é suficiente para duplicar conteúdo, pois a cada novo acesso do bot de busca no site, a variável recebe um novo valor, gerando uma nova URL que possui o mesmo conteúdo que meusite.com.br/index.jsp.
Outras páginas, além da inicial, também podem ser fontes de conteúdo duplicado, por exemplo:
Considerando que ambas sejam a mesma mesa, mudando somente a imagem, teremos 2 URLs com 99% de conteúdo duplicado. Ainda, a inversão da ordem dos parâmetros também é fonte de conteúdo duplicado, por exemplo:
Canonical Tag ou Redirecionamento 301?
O canonical link tem seu funcionamento muito similar ao de um redirecionamento 301, mas é condicional: somente se a search engine considerar que a página visitada (A) e o link referenciado na tag canonical (B) são relativamente iguais é que ela vai trabalhar como um redirecionamento 301, ou seja, transferir os méritos (PageRank, inlinks, etc.) de A (duplicada) para B (versão preferencial).
Essa é a principal diferença do canonical link para o redirecionamento 301:
A vantagem de usar a tag link com o rel=”canonical” é que você especifica isso diretamente na página, sem se preocupar com configuração no servidor. E, na verdade, usando o canonical link, você dá uma forte dica para a search engine de qual é a URL original.
Para os exemplos citados anteriormente, funciona perfeitamente:
Canonização de URL www vs. non-www vs. / vs. non-/
Canonização de URL com variável de sessão:
Canonização de URL com um parâmetro importante e outros complementares:
Você deve utilizar o link que melhor lhe convir, estes são apenas exemplos. Existem, ainda, outras formas de indicar para a search engine qual a sua versão preferencial de URL:
Mais detalhes sobre canonical links
Sempre lembramos no nosso curso de SEO que este elemento visa ajudar os menos experientes, ou com menos prática, a resolver problemas simples de conteúdo duplicado. Usuários mais experientes não devem abandonar os outros métodos.
É importante notificar que este elemento não funciona entre domínios diferentes (meusite.com.br/page1.html para outrosite.com.br/page1.html), mas funciona entre subdomínios (sub.meusite.com.br/page3.html para meusite.com.br/page3.html) e protocolos de segurança (http://meusite.com.br/login para https://meusite.com.br/login).
Por último, lembre-se que as páginas não precisam ser absolutamente idênticas para que o canonical link funcione, pequenas diferenças são ignoradas. E deixo a recomendação para que sejam sempre usados links absolutos para especificar as URLs.
Fonte: Agência Mestre