O termo empregabilidade foi criado pelo educador, escritor e empresário José Augusto Minarelli, no fim dos anos 90. Este termo está relacionado à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos e concorrências inerentes ao mercado de trabalho.
A empregabilidade exige do profissional a busca constante pelo aprimoramento de seus conhecimentos, sendo esta uma exigência fundamental para se inserir no mercado de trabalho.
Os pilares da empregabilidade
José Augusto Minarelli estabelece, o que ele chama de seis pilares da empregabilidade, que garantem a segurança profissional do indivíduo.
1 – Adequação vocacional
2 – Competência profissional
3 – Idoneidade
4 – Saúde física e mental
5- Reserva financeira e fontes alternativas
6 – Relacionamentos
A união de todos eles dá segurança ao profissional, confere empregabilidade, isto é, a capacidade de gerar trabalho, de trabalhar e ter ganho financeiro com o seu trabalho.
Agora que você já entendeu o que o termo empregabilidade significa e conhece seus pilares, que tal conhecer o seu grau de empregabilidade?
Responda as perguntas abaixo com muita sinceridade e clareza:
1. Quanto a sua bagagem pessoal e profissional é interessante para o mercado?
2. Que diferenciais você possui quando comparado a outros profissionais com uma formação e trajetória parecidas com a sua?
3. Quais as razões que justificam o desejo de uma empresa em ter você como parte do capital estratégico/competitivo da organização?
4. O quanto a sua história de vida e de carreira (experiências na prática) falam mais alto que seu currículo (diplomas).
A empregabilidade do profissional, bem como sua atuação necessitam estar em constante reflexão e atualização para que não seja considerado ultrapassado.
A constante busca por profissionais qualificados é uma realidade atual e cabe ao profissional, de qualquer área, estar preparado e consciente de sua atuação, caso contrário estará automaticamente fora das exigências do mercado de trabalho.
Fonte: Sobre administração