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O que é endomarketing e qual a sua importância?

6 de novembro de 2019 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O Endomarketing é a ação conjunta entre marketing e recursos humanos dentro da empresa, voltada para o cliente interno.

É um conceito vindo da administração com foco em fazer com que o próprio colaborador tenha uma boa visão do local onde trabalha, reconhecendo assim a própria marca de dentro para fora.

É conhecido também como marketing interno, pois estuda as necessidades e desejos dos colaboradores, com o intuito de transformá-los em facilitadores para estabelecer a imagem da empresa e o seu valor para o mercado.

Qual sua importância
A opinião e a visão do público interno de uma empresa podem influenciar na visão dos clientes externos, acarretando prejuízos que poderão afetar o negócio. Um funcionário vende bem o produto quando conhece e acredita no que está vendendo. Brum (2005, p. 49) lembra que “ninguém gosta daquilo que não conhece; ninguém luta por uma meta que não sabe qual é, e ninguém informa sobre o que não sabe”.

Uma empresa pode ser considerada uma das melhores no mercado e ter uma marca bem conceituada, porém um funcionário desmotivado pode por tudo isso a perder. Segundo Walt Disney (apud Endomarketing, 2010, p.29) “você pode criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas você ainda precisara de pessoas para transformar esse sonho em realidade”.

O endomarketing está ligado ao relacionamento da empresa com seu colaborador, trabalha o relacionamento, a integração e o incentivo aos colaboradores, ou seja, o que de fato irá gerar melhorias nos quesitos de motivação, redução de turnover, aumento de desempenho e a qualidade das atividades exercidas.

Já a comunicação interna, é parte estratégica de endomarketing que envolve os processos de informação, já que uma comunicação clara é essencial para o sentimento de pertencimento do funcionário que tem como objetivo informar os colaboradores sobre as ações da empresa, como lançamentos de produtos, participação em eventos, comunicados oficiais, além de transmitir as diretrizes estratégicas, como missão, visão e valores.

Implantação
Para a implantação do endomarketing é necessário fazer uma pesquisa interna com os colaboradores para saber o que mais sente falta no trabalho, pois não adianta querer implantar algo que para eles não é de grande valia. Os clientes externos só serão conquistados e mantidos pela empresa se os funcionários praticarem um serviço excelente, que ocorrerá se o colaborador estiver satisfeito.

Vale a pena investir para manter o endomarketing atualizado e ativo dentro de uma organização, desta forma, é necessário elaborar reuniões que mostrem os resultados da empresa, palestras, vídeos motivacionais, cartazes institucionais, informativos, jornais internos, bonificações, programas de benefícios, pesquisas de clima e satisfação, para tentar identificar os desejos e necessidades dos mesmos, trazendo para empresa aquilo que os satisfaçam tornando-os felizes e motivados.

Proporcionar treinamentos e cursos também ajudará o colaborador com suas dificuldades diárias e melhorará seu grau de satisfação, pois o mesmo irá sentir que a empresa acredita e investe nele.

Portanto, o endomarketing pode trazer para empresa um novo olhar, novos valores, novas culturas, ela pode se renovar e se reinventar através dos bons resultados apresentados. Cerqueira (2005) diz que “o endomarketing prova que as pessoas só caminham para a excelência quando percebem que a empresa respeita seus valores, investe no desenvolvimento de modelos gerenciais avançados e acredita no potencial humano.”

Fonte: RH Portal
Imagem: Projetado pelo Freepik

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