O princípio do Lean Thinking é ampliar o valor do cliente e reduzir ao máximo o desperdício. Assim, essa metodologia significa gerar mais valor para o cliente utilizando menos recurso possível. Aposto como você se interessou! Quer aprender mais sobre esse conceito? Descubra mais no post!
O que é
Uma empresa Lean Thinking entende o valor do cliente e foca seus processos mais importantes para aumentá-lo sempre mais. A meta é oferecer ao cliente um valor de excelência por meio de um processo de criação de valor sem nenhum desperdício.
Para tanto, o Lean Thinking transforma o enfoque do gerenciamento do aprimoramento de tecnologias, recursos e departamentos verticais. Com isso, busca otimizar o fluxo de produtos e serviços através de fluxos de valor que fluem de forma horizontal. Isso tanto em tecnologias como em ativos e departamentos para clientes.
Qual o objetivo dessa metodologia?
Ele visa reduzir desperdícios enquanto aumenta o valor do cliente. Se você quer aplicar essa técnica na sua empresa, o primeiro passo é compreender totalmente os princípios Lean Thinking. Também é fundamental entender como as ferramentas Lean podem ser aplicadas de forma eficiente. Para iniciar a transformação em todo o seu negócio, é preciso seguir essas recomendações de Womack e Jones:
Objetivo
Identificar quais problemas do cliente a empresa vai resolver para alcançar seu objetivo de prosperar.
Processo
Decidir como a organização vai avaliar cada fluxo de valor principal para assegurar que todas as etapas sejam importantes, capazes, disponíveis, adequadas e flexíveis. Além disso, todas elas precisam ser relacionadas por meio de fluxos.
Pessoas
Avaliar como a empresa pode garantir que todo processo importante tenha um responsável pela avaliação contínua desse valor. Isso tanto em termos de finalidade comercial e processo lean. Descobrir como todos podem trabalhar de forma ativa no fluxo de valor, para aplicá-lo da forma certa e assim preservar a melhoria contínua.
Ao adotar o Lean Thinking, sua empresa estará apta a reagir às mudanças dos desejos dos clientes. Isso com alta variedade, alta qualidade, baixo custo e com tempos de transferência mais rápidos. Além disso, seu gerenciamento de informações ficará mais simples e preciso.
Fonte: Administradores