As consequências profissionais de mentir sobre estar com Covid-19
The Social Learning Theory of Julian Rotter
Locus de Controle é a maneira como atribuímos a responsabilidade pelo que acontece em nossas vidas. O psicólogo Julian B. Rotter, na década de 60, desenvolveu a Teoria da Aprendizagem Social que define a personalidade do indivíduo como sendo o comportamento que ele apresenta conforme a interação com o seu ambiente. No entanto, para compreender o comportamento é preciso levar em conta a história de vida do indivíduo, no que diz respeito às suas experiências e aprendizados e os estímulos à sua volta (ambiente).
Podemos ter um Locus de Controle Interno: estamos no controle da situação. Nosso local de decisão é interno, ou seja, os resultados que colhemos são frutos de nossas responsabilidades (sejam eles bons ou ruins). E podemos ter um Locus de Controle Externo: o local de decisão é externo, ou seja, atribuímos nossos fracassos e/ou sucessos e/ou eventos ocorridos em nossas vidas, buscando sempre contextos externos para justificarmos ou para contextualizarmos o que ocorreu como a crise ou o Governo ou algum parente ou até mesmo alguém que não ajudou.
Um líder com Locus de Controle Externo, invariavelmente vai atribuir os seus insucessos aos fatos externos. Então, não é difícil de ver um indivíduo em uma posição de liderança que, em uma situação adversa ou pelo fato de não conseguir produzir um resultado, projeta para fora a responsabilidade, ou seja, não bate a meta por causa da crise, não consegue mobilizar/envolver o time porque o time é ruim, não consegue alinhar a produção de uma pessoa porque ela está mal preparada, não consegue vencer na vida porque não tem sorte – Sempre haverá um fator externo condicionante ao sucesso ou fracasso dele.
Você conhece alguém assim? Viu isso acontecer recentemente no seu trabalho?
“Eventualmente é possível encontrar um Líder que possui Locus de Controle exterior, mas é uma questão de tempo para esse indivíduo cair (eventualmente ele foi colocado lá). Dificilmente esta situação se sustenta, exceto se o líder atua em uma estrutura estática de movimentação e poder.”
Um líder que possui Locus de controle interno tem mais chances de êxito, pois trará para si as responsabilidades e promoverá resultados. A responsabilidade de interagir com o contexto e o resultado é do líder, isso é indelegável; ele deve ouvir e interagir com as pessoas, porém, a tomada de decisões ele não deverá delegar a ninguém. Contudo, o fato de o indivíduo ter Locus de Controle interior (que é algo de grande valia), não significa que ele esteja preparado para assumir uma liderança.
“A pessoa que não possui controle de sua rotina, geralmente, tem uma queda de produtividade (ou seja, a rotina está no controle dela). Um exemplo disto é quando se trabalha muito, mas no final do dia existe um sentimento de não ter feito nada (acontece por um fator simples: porque não anotamos, não determinamos ou definimos o que é essencial).”
5 perguntas para reflexão
A partir de agora, você terá que listar ao menos 3 atividades para fazer HOJE, colocá-las em grau de dificuldade e executá-las.
Nunca espere o momento certo para fazer as coisas, vá e faça!
*Por Patrícia Oliveira
Fonte: Rh pra você