Confira um passo a passo de como você pode construir o tom e a voz da sua marca para se expressar de maneira autêntica e se conectar com as personas certa
O Tom de Voz da marca é a personalidade que a sua empresa expressa por meio dos canais de comunicação. Ele precisa permanecer consistente no site, nos perfis das redes sociais, emails, descrições de produtos e em todos os lugares que utiliza para interagir com seus clientes.
Preço justo, qualidade no atendimento e inovação não fazem mais parte da lista de diferenciais competitivos de uma empresa. Esses são atributos obrigatórios para qualquer empresa que deseja ter sucesso com um produto ou serviço no mercado. Mesmo assim, toda empresa tem uma personalidade, que podemos chamar de Tom de Voz da marca.
A personalidade de uma marca vai além de sua Visão (responsável por nortear a organização) e a Missão (a razão pela qual a empresa existe). Ela envolve os princípios que sua empresa deve seguir no momento de se comunicar e no jeito único de falar, independente do canal e do formato de conteúdo.
Nesta introdução já trouxemos alguns pontos que fazem parte do conceito. Mas afinal, o que é realmente o Tom de Voz da marca? Toda empresa precisa definir isso? E qual o impacto dele no trabalho de Marketing Digital?
Como podemos definir o Tom de Voz da marca?
Para entender o que o Tom de Voz significa, é importante definir esse conceito e compartilhar exemplos. E é justamente por isso que convidamos uma super profissional referência do mercado, eleita por duas vezes a Melhor Profissional de Marketing do Brasil, para descrevê-lo de forma simples.
É isso mesmo! Para detalhar o que é o Tom de Voz da marca, convidamos a Camila Renaux, consultora, professora e palestrante que no seu dia a dia de trabalho lida diretamente com a aplicação prática do conceito.
Definição do Tom de Voz da marca, por Camila Renaux
O Tom de Voz é justamente a transposição adaptada do jeito de uma marca se comunicar a partir de quem é, na vida real, para sua comunicação, inclusive a Digital – na qual os diálogos e o relacionamento são potencializados e se tornam muito mais marcantes e presentes.
O uso de expressões, o slogan e características próprias e marcantes fazem com que sua marca seja autêntica, transmita credibilidade e gere identificação. Além de tudo isso, torna a marca mais humana e mais real. Por isso, construir o “Jeito de Ser” e o Tom de Voz é tão importante para alcançar resultados!
Expressões como “vem comigo”, ou “se joga” e “esse conteúdo é grátis, não tem glúten e faz super bem” fazem parte do meu dia a dia. Por isso procuro inserir em todos os meus conteúdos, assim como o fato de sempre terminar um texto ou vídeo com uma mensagem positiva, de incentivo a quem me acompanha. Esses detalhes tornam minha narrativa única e totalmente coerente com meu Tom de Voz.
Sua marca, sua empresa, você e sua equipe tem uma forma de falar que vai além das simples palavras:
São agitados e dinâmicos?
O conjunto dessas respostas deixa claro qual o Tom de Voz usado e que vai indicar como trabalhar os elementos de comunicação.
Por que é importante fazer essa definição?
Com o conceito mais claro, precisamos entender agora por que esse é um elemento tão importante para qualquer empresa. E para falar sobre isso, trouxemos mais uma convidada que trabalha diretamente com ações relacionadas ao Tom de Voz da marca que representa. É a Stephanie Celentano, Head de Conteúdo do BTG Pactual digital.
Nas palavras de Stephanie:
A importância do tom de voz de uma marca é similar à da personalidade de uma pessoa.
O Tom de Voz da marca define a forma de se relacionar com os clientes e transparece o seu posicionamento, seja ele bem humorado, leve, com tom mais corporativo, entre outros.
Sua aplicação permite ainda a construção de uma comunicação própria e exclusiva, sempre de forma coesa com a identidade da marca. A uniformidade no discurso, linguagem e estética são importantes bússolas no despertar do reconhecimento e, muitas vezes, do afeto, por parte do público.
Manter o Tom de Voz deve ser uma preocupação constante da marca
Gerenciar o Tom de Voz é uma parte fundamental para alcançar um posicionamento unificado em todas as suas comunicações, sejam elas internas e externas.
Assim como é importante se preocupar em ter uma aparência consistente em termos de design nas suas peças de publicidade e Marketing, também precisamos garantir que o conteúdo de todas essas mídias pareça vir de uma única fonte.
Sabemos que na operação de comunicação e Marketing diversas pessoas irão desenvolver materiais e conteúdos representando a marca. Nesse caso, ter um documento com a descrição completa do Tom de Voz vai funcionar como um guia e um direcionador na criação de cada um.
Como construir o Tom de Voz da sua marca?
A Camila Renaux também compartilhou uma dica sobre como construir esse Tom de Voz e ter ele implementado de fato nos canais de comunicação da empresa. Veja a seguir o que ela diz.
Para ajudar a organizar tudo isso e personificar a marca, crie um questionário sobre o “Jeito de Ser” da sua marca, envolvendo a equipe, líderes e gestores. São perguntas para trazer ideias e definir a maneira que a marca fala, escreve e se comporta.
Entre as perguntas, você pode pedir informações simples sobre como todos enxergam o posicionamento da marca:
Esse planejamento economiza tempo na hora de produzir conteúdo e transmite muito mais verdade e credibilidade. Então invista energia nessa etapa e colha os frutos de ser percebido de forma única por quem te acompanha. Ah, e não esqueça de envolver a equipe! O processo é de pessoas para pessoas.
Dica extra: ensino tudo isso em detalhes, passo a passo e com apoio de materiais em meu curso online Instagram para Marcas e Profissionais.
Descobrindo e evoluindo a personalidade da sua marca
Um ponto importante a destacar é que a personalidade da marca está em constante amadurecimento. Em cada fase, a forma de se comunicar pode provocar um sentimento diferente para o seu público, que percebe e reage de diferentes formas ao estímulo promovido por uma campanha de email, por exemplo.
Para você se relacionar de maneira mais pessoal e deixando claro seu posicionamento, podemos dividir essa definição da voz e do tom como partes separadas que juntas vão formar o guia que precisa ser seguido em toda comunicação.
Voz da marca
A voz de uma marca é a declaração de missão. Ou seja, qual é a razão de sua empresa existir? A voz é a personalidade de sua marca e pode ser descrita através de um adjetivo.
Por exemplo: positiva, sincera, engraçada, animada.
Encontre os adjetivos que melhor descrevem sua marca e você terá encontrado a sua voz.
Tom da marca
Já o tom é a aplicação dessa missão. Na prática, uma marca possui uma voz e muitos tons para refinar essa voz.
Lembrando que a voz é o macro de como você se comunica com seu público/persona, e o tom é individual através das conversas, dos canais e das interações que sua empresa faz.
Por exemplo: útil, informativo e claro.
Implementar o Tom de Voz da marca em todas as ações de Marketing Digital traz benefícios como:
É para isso que existe a construção da voz e do tom de uma marca. Através disso, a marca consegue se expressar de maneira autêntica, e também cria uma conexão com suas personas através de seus canais de atuação, seja um blog, site, mídias sociais ou campanhas de mídia paga.
Vamos agora trabalhar para encontrar o tom de sua marca nos vários tipos de conteúdos que serão produzidos? Veja um exemplo:
1º passo: Identifique todos os canais que sua empresa atua:
2º passo: Liste todos os tipos de conteúdo produzidos:
3º passo: Construa a persona da sua marca
Trabalhando o Tom de Voz de maneira segmentada
Há também a possibilidade da sua empresa decidir trabalhar com um Tom de Voz específico para cada canal de comunicação. Para exemplificar como isso funciona, confira alguns modelos:
Exemplo 1
Tipo de conteúdo: Que tipo de publicação é?
Potenciais clientes e profissionais de marketing.
Sentimentos do leitor: Que tipo de conteúdo o receptor espera quando está usando essa mídia?
Útil, informativo e claro.
Exemplo 2
Encontrar conteúdos interessantes e informações relevantes sobre sua indústria.
Seu tom deve ser: Como seu tom deve ser nessa mídia? (use adjetivos)
Informativo e estratégico.
Como exemplo, você tem esse próprio conteúdo que está lendo!
Fonte: Resultados Digitais
Imagem: