Hoje em dia é muito comum que os empreendedores sejam surpreendidos com impostos não pagos. Pensando nisso, escrevemos esse artigo para explicar para você os riscos da sonegação de impostos e como evitá-lo. Vamos lá?
Quais as consequências de sonegar impostos:
Perceber que sua empresa deve a Receita Federal pode ser um susto, mas é sempre bom que você faça isso antes dos fiscais. Quando você percebe uma irregularidade fiscal na sua empresa e procura a Receita Federal para acertar as contas a sua empresa precisa pagar uma multa de 20% do valor sonegado acrescido do valor dos juros de mora (tempo de atraso) e correção monetária.
Entretanto, caso os fiscais da Receita Federal percebam a sua irregularidade, a sua empresa terá de pagar uma multa superior em relação a situação de autodeclaração.
O que acontece caso sua empresa tenha problemas fiscais:
Caso sua empresa tenha problemas fiscais não resolvidos, ela fica com a certidão fiscal negativada. Isso inviabiliza a participação em concorrências públicas e outras transações comerciais que tem como requisito ter ”ficha limpa”. Além disso, a partir do momento que é constatada uma irregularidade na sua empresa, os fiscais ficam mais rígido quanto a sua fiscalização.
Comprovada a irresponsabilidade fiscal, as consequências podem recair sobre os administradores/diretores da empresa e como resultado, os mesmos podem responder criminalmente na justiça e condenados.
A pena varia de acordo com o caso, levando em consideração que pode gerar até mesmo reclusão e penhora de bens para pagamento da dívida. Lembre-se, a sonegação de impostos é uma prática ilegal que traz sérios prejuízos à empresa e aos sócios.
Como essas irregularidades são constatadas:
Com o advento dos avanços tecnológicos, o cerco para sonegadores de impostos está se fechando cada vez mais. O cruzamento das informações coletadas na internet pode servir como meio de identificação dessas irregularidades, por isso a Fazenda Pública e os órgãos competentes de fiscalização, vêm investindo muito para modernizar esse sistema de informação.
A internet facilitou para que os órgãos regulamentadores encontrem vestígios dessas irregularidades e vêm se tornando uma importante aliada.
Além de gerar multas altas que podem levar a morte do seu negócio, a sonegação de impostos suja a imagem da sua empresa no mercado de trabalho. Uma empresa investigada e condenada por irregularidades fiscais perde autonomia e credibilidade no mercado, quando o caso se tornar público. Não vale a pena se arriscar tentando enganar a receita federal.
Como evitar esse tipo de problema?
Agora que você já está conscientizado sobre os riscos da sonegação fiscal, você provavelmente quer saber como evitar esse problema, certo? A tecnologia também é uma auxiliadora para o empreendedor nessa hora, a modernização das áreas administrativas como por exemplo a contabilidade podem te auxiliar com o cumprimento das suas obrigações.
Além disso, o uso de tecnologia nessas áreas podem ajudar a sua empresa a evitar gastos desnecessários e economizar com a otimização do tempo de trabalho.
Fonte: Jornal Contábil
Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik