A tecnologia AMP – do inglês Accelerated Mobile Pages – é uma iniciativa do Google em parceria com o Linkedin, Pinterest e Twitter para que os sites ofereçam versões otimizadas para usuários que acessam o conteúdo por meio de celulares e tablets.
Como uma maneira de valorizar o interesse dos desenvolvedores em aperfeiçoar essas questões, as páginas que apresentam essas características ganham mais pontos no ranking do Google, além de ganhar prioridade nas buscas. Quando uma empresa atribui a tecnologia AMP a sua página, ela aumenta as chances de conseguir melhores resultados nos mecanismos de busca.
Tecnicamente falando, uma página AMP apresenta sua estrutura dividia tem três itens: AMP HTML, AMP JS e Google AMP Cache. Isso quer dizer um código HTML básico, mas com alguns diferenciais de extensões e tags direcionadas a tecnologia AMP, uma renderização mais rápida das páginas e o armazenamento em cache das páginas AMP nos servidores do Google, melhorando diretamente o desempenho.
Como usar a tecnologia AMP para deixar seu site mais rápido?
No começo, a tecnologia AMP foi criada para o uso de grandes portais de notícias, porém desde sua implementação, em 2015, praticamente todos os tipos de página já se beneficiaram dessa ferramenta, inclusive os e-commerces.
Em tese, a implantação da tecnologia AMP em sites é algo relativamente simples, mas são necessários alguns conhecimentos básicos de edição de páginas. Se a empresa usa WordPress como plataforma, então o processo fica ainda mais simples devido o uso de plug-ins. Outra maneira de implantar a tecnologia AMP e contratar uma agência especializada em tecnologia para otimizar o site ao máximo.
Fonte: Alliance Comunicação
Imagem: Stories – Freepik.com