Você já reparou como algumas empresas têm seu nome forte no mercado, são facilmente reconhecidas e sempre citadas quando o assunto são os produtos que elas comercializam ou serviços que prestam? Isso não acontece por acaso. Um trabalho bem feito de gestão de marca, conhecido como branding, certamente faz parte da estratégia desses negócios, gerando no médio a longo prazo resultados mais positivos.
Contudo, há muita confusão sobre esses conceitos. O que é branding e o que de fato é marca? Como funciona o investimento e em quais ações investir para obter um melhor retorno? Quanto custa e quem pode investir? Estas são apenas algumas das dúvidas que surgem quando se fala em marcas e a gestão delas, o branding. Se identificou com esta situação ou gostaria de ter estas respostas? O primeiro passo é entender o que são cada uma delas e como funcionam para depois dar início a sua estratégia. Vamos lá?
O que é marca
Quando falamos sobre marca, é muito comum citarmos a logo de uma empresa como resposta. Apesar de não estar incorreto, o conceito sobre marca é mais amplo do que criar um nome e ter um símbolo gráfico diferenciado como forma de identificação. A marca envolve a experiência que será passada ao cliente para transmitir seus valores e a percepção, englobando os 5 sentidos – ou os mais adequados para o seu tipo de negócio, quando aplicados – para trabalhar a identificação de uma empresa e seus produtos ou serviços.
Isso significa que, mais do que contratar um designer para a sua empresa e transformar o nome dela em um formato visual de identificação, todos os demais elementos que envolvem o seu negócio e estão em contato com os consumidores atuais e potenciais fazem parte da representação de uma marca.
Isso envolve tudo aquilo que, quando o cliente entra em contato com sua empresa, produtos ou serviços, represente o que ela é. Essa percepção contribui para a identificação da empresa e, assim, pela preferência na hora da decisão de compra. Por isso que o discurso tem que corresponder com a qualidade esperada e com a realidade do seu negócio.
O que é branding
Branding, ou gestão de marcas, como é muito conhecido por aqui, é um conjunto de ações estratégicas que, quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção da percepção de seu consumidor em relação à sua empresa de forma positiva – ou seja, como você gostaria que ele a interpretasse.
Ele corresponde à identidade, que precisa ser única em todos os pontos de contato, e ter ligação com os interesses e necessidades do público que se pretende atrair. Por isso, é correto afirmar que branding é, na verdade, a percepção de seus clientes em relação à sua marca, e não o que você gostaria que ela fosse.
Por esse motivo é importante para as marcas trabalharem a sua gestão e auxiliarem a construir esta percepção sobre a sua empresa, produtos e serviços, por meio das experiências dos consumidores com a marca. Os esforços em branding geram reputação e reconhecimento para a melhoria dos resultados do negócio e até mesmo a redução de investimentos em publicidade e propaganda – no médio e no longo prazo.
Fonte: Ecommerce Brasil