Trabalhar muito não significa trabalhar bem.
Diariamente encontramos empresários e novos empreendedores reclamando que estão trabalhando demais e não conseguem evoluir, ganhar dinheiro, ter momentos de prazer com família e amigos. Resumindo, não sabem para aonde vai o resultado de tanto trabalho.
Se você já respondeu a pergunta “o que mais consome seu tempo na gestão de sua empresa” e as rotinas abaixo não fazem parte da sua resposta é melhor você repensar o seu modelo de gestão antes que o seu esgotamento físico e mental o façam desistir.
Trabalhar demais não é sinônimo de eficiência, mas de falta de planejamento e de objetivos. Muitos ainda perdem tempo com tarefas burocráticas ou processos ineficientes e imaginam que mantendo esta postura conseguirão o tão sonhado e desejado sucesso.
Em alguns momentos, estes empresários acham bonito falar e demonstrar a todos o quanto trabalham e se sacrificam pela sua empresa ainda na ilusão de que alguém sentirá pena porque estão se acabando sem conseguir nada. Só ilusão.
Outros se entregam a desculpas que não convencem a mais ninguém a não ser a sí próprios, na tentativa inútil de justificar tanta correria e nenhum resultado.
É preciso ter foco e delegar tudo aquilo que não gera crescimento, mas apenas controle, assumindo uma verdadeira postura de dono do negócio. Empresários trabalham para o crescimento do negócio e não no negócio. É para isso que você possui funcionários, contabilidade, sistemas de gestão, etc.
Mas, lembre-se que delegar não significa delargar. Quando delegar algo, acompanhe para se certificar que o trabalho será entregue no prazo e com a qualidade desejada.
Fonte: administradores.com