Duração da jornada de trabalho: um tópico complexo, que rende debates válidos para as relações trabalhistas. Enquanto muitos profissionais defendem a ideia de que jornadas mais curtas estimulam a produtividade ao promover o descanso físico e mental, outros enxergam o caminho para o sucesso em doses de dedicação diária que extrapolam as tradicionais jornadas de oito horas.
Para entender o posicionamento dos profissionais de Marketing sobre o assunto, o Mundo do Marketing foi ao LinkedIn e propôs uma enquete com o seguinte tema: quantas horas um profissional de Marketing de sucesso deve trabalhar por dia?
1.597 profissionais contribuíram para a pesquisa – e a maioria deles compartilha do mesmo pensamento. 77% dos respondentes acreditam que as jornadas de trabalho devem durar entre seis e oito horas diárias. Para 14%, o dia de trabalho ideal ultrapassa as oito horas tradicionais e assumir durações que variam entre nove e 11 horas. Finalmente, os 8% que compõem o restante da amostra defendem jornadas que vão de 12 a 16 horas.
Embora o regime tradicional tenha sido apontado como o ideal para a maioria dos entrevistados, isso não significa que ele aumentará, automaticamente, as chances de sucesso profissional. Nesse sentido, participantes da enquete destacaram a descrença quanto à utilização do número de horas trabalhadas como uma métrica para potencializar bons resultados.
Já para outros participantes, atributos como produtividade e competência são mais relevantes para o sucesso profissional do que o total de horas trabalhadas. Alguns defendem, também, a ideia de que partes essenciais do trabalho do profissional de Marketing acontecem de forma empírica, fora dos escritórios, onde a carga de trabalho é registrada. Finalmente, os respondentes destacam a importância do descanso para o aumento da produtividade, principalmente em áreas criativas – uma ideia que entra em conflito com a realização de jornadas mais longas.
Fonte: Mundo do Marketing