O conceito dos 4As do Marketing foi criado por Raimar Richers, as questões relacionadas aos mesmos são, em geral, definidas antes da empresa compor os seus 4Ps. Enquanto os 4Ps se referem às ferramentas usadas para atingir a satisfação do cliente, os 4As tratam dos objetivos internos da empresa.
Análise
A primeira fase consiste na identificação das variáveis externas e internas, em macro e microambiente que podem, por exemplo, afetar o lançamento de uma nova campanha de marketing. Segundo Raimar Richers (1994, pág. 44) “Através da Análise, a empresa procura manter-se em dia quanto às oportunidades, ameaças, mudanças e tendências do seu mercado.”
Analisando a Apple podemos perceber que dentre os diversos pontos fortes da mesma temos: criação de projetos inovadores e de alta qualidade que estão à frente das tendências, são produtos eletrônicos adequados à vida das pessoas, sendo assim, um grande sucesso no mercado tecnológico e uma das marcas mais estabelecidas de tecnologia de informação do mundo, tendo um grupo bastante leal de clientes que se fidelizam e protegem a marca, além de ser de confiança e vir se desenvolvendo, evoluindo e inovando nos produtos e no apoio aos clientes. Teve sempre uma gestão sólida capaz de combater os concorrentes de mercado
Sobre os pontos fracos da Apple podemos observar que a lucratividade da marca depende muito da economia global, dessa forma, as crises econômicas podem ter um efeito negativo sobre a empresa, além disso as flutuações da moeda estrangeira tornam incertas as previsões de ganhos nos mercados estrangeiros. Dentre suas diversas oportunidades dentro do mercado podemos citar o exemplo do Iphone 12 Pro Max, que com sua alta tecnologia passa a entrar na indústria do entretenimento por via de filmes, jogos entre outros. Por fim temos as suas ameças que podem ser: Crescimento do sistema operacional Android e com a economia mundial em crise devido a pandemia os altos preços podem tornar menos atraente para alguns usuários.
Adaptação
Após analisar possíveis fatores que poderão causar algum tipo de impacto na marca, é importante que haja a definição de estratégias para conter esses acontecimentos. Como verificamos acima uma das ameaças para a Apple pode ser o crescimento das marcas concorrentes, por isso, a mesma lançou no ano de 2020 uma campanha denominada “Vem para o Iphone” nessa ação a empresa mostra as razões do porquê as pessoas devem migrar para seus celulares através dos relatos de consumidores, que mostram as vantagens de escolher um iPhone na hora de comprar um novo smartphone.
Ativação
Depois de definir e adaptar as estratégias à realidade da nova campanha, será preciso colocar o plano em ação. Dessa forma, o próximo passo é fazer efetivamente o marketing dos produtos e serviços já preparados, colocando-os no mercado segundo os canais escolhidos. Foram feitos seis vídeos promovendo as vantagens de escolher um celular da Apple e os relatos são todos de pessoas que mudaram para o iPhone e porquê fizeram isso.
Entre os motivos citados estão atualizações constantes que melhoram o dispositivo, potência para aproveitar os jogos mais exigentes, diversidade de aplicativos, facilidade na hora de mexer, não travar e o custo-benefício. No comercial, uma das consumidoras fala sobre o valor do aparelho da Apple, ela conta que em três anos precisou comprar dois celulares, por isso acredita que gastar em um iPhone que vai durar mais tem um custo-benefício melhor. A campanha usa Memojis animados, que são emojis que podem ter a sua cara e está disponível no YouTube da Apple Brasil e também foi exibida na TV aberta e a cabo.
Avaliação
O maior objetivo desse último passo é fornecer evidências que auxiliem na decisão de modificar ou interromper as estratégias aplicadas, por isso, é essencial monitorar e registrar o desempenho das campanhas. Como o exemplo citado é algo recente ainda não tem dados concretos durante a realização desta pesquisa, porém, como praticamente tudo que a Apple faz obtém resultados positivos com certeza com essa campanha não será diferente.
Fonte: Administradores.com