Ser dono do próprio negócio é o sonho de 28% dos brasileiros, segundo uma pesquisa publicada pelo Instituto Data Popular em 2015. Isso equivale a 38,5 milhões de pessoas. É gente pra caramba!
Porém, ter uma empresa não é tarefa fácil. Se você tem uma, já está de parabéns. Se você pensa em ter, tenha cuidado, pois assumir o papel do patrão exige muita dedicação, esforço e sacrifício.
De acordo com o IBGE, em pesquisa publicada em 2016, SEIS em cada DEZ empresas fecham as portas antes de completar 5 anos!
Ser um empreendedor de sucesso vai muito além do que simplesmente saber cuidar da administração diária de uma empresa. Existem certas características e habilidades que são imprescindíveis para desenvolver essa atividade e ser bem-sucedido(a). Mas quais seriam elas?
Pensando nessa pergunta, preparei uma lista com os 9 pilares do empreendedor de sucesso. Confira:
1. Desejo de inovar
Sua empresa não precisa ser uma startup para trabalhar com inovação. Até mesmo os ramos mais tradicionais do mercado podem contar com pequenas novidades, seja na forma de prestação do serviço, seja no próprio produto que é oferecido a seus consumidores. O importante é que o empreendedor tenha o desejo de inovar frente à concorrência, para acompanhar as transformações do mercado, construir uma rede de negócios cada vez maior e se destacar nas áreas em que atua.
2. Boa visão de mercado e visão global
Um estudo intitulado Sobrevivência das Empresas no Brasil, desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, indica que uma característica comum às empresas que prosperam é conhecimento prévio de mercado.
Isso significa que, de fato, experiência faz a diferença. E significa, também, que você pode começar do zero e reunir condições para ser um empreendedor de sucesso desde que se dedique a conhecer o mercado, suas demandas e desafios.
O mesmo vale no que diz respeito ao desenvolvimento de uma visão global relacionada ao próprio negócio. Quer você seja um freelancer ou candidato a dono de uma grande empresa, precisa ter boa noção do funcionamento completo da sua engrenagem e do seu mercado.
Isso porque há variáveis externas (do mercado) e internas (do próprio negócio, mesmo que você seja a única pessoa diretamente envolvida com ele) que influenciam a rotina, atividades, planos e resultados.
Além disso, o mercado está em evolução constante – e acompanhá-lo é fundamental para antever tendências, detectar oportunidades e conseguir manter a relevância do seu empreendimento ao longo do tempo.
3. Habilidade para planejamento
A falta de planejamento está entre os motivos de destaque para que empreendedores falhem em tocar o próprio negócio.
Quanto mais conhecimento do mercado e do próprio negócio você tiver, mais condições terá para realizar projeções que embasam seu planejamento — e isso vale para financeiro, demais recursos e qualquer situação que impacte ou possa alterar seus resultados.
Em outras palavras, a habilidade para planejamento é o que evita que você e seu negócio sejam pegos de surpresa (e totalmente despreparados) para lidar com alguma adversidade (que vai aparecer pelo caminho, é claro, porque é isso que as adversidades fazem: elas sempre aparecem).
4. Autocrítica para perceber os próprios erros e acertos
Não somos perfeitos e, certamente, temos muito o que aprender. Até os empreendedores mais experientes também falham e estão em constante aprendizado. Assim, é imprescindível ter a capacidade de refletir sobre suas atitudes e ter a autocrítica necessária para perceber os próprios erros e acertos no contexto empresarial. Com o tempo, esse tipo de atitude gera aprendizado, posturas mais efetivas diante suas equipes e sucesso para seu empreendimento.
5. Planejamento e pensamento em médio e longo prazo
Não há empresa que sobreviva pensando apenas no presente. É preciso planejar os próximos passos, se preparar para o futuro e tomar as medidas necessárias para que seu empreendimento possa acompanhar as tendências do mercado.
Quando contratar mais funcionários? Ao tomar um empréstimo hoje, como sua empresa pretende lidar com os pagamentos no futuro? Os rendimentos serão suficientes para cobrir os custos fixos e variáveis? As respostas para essas perguntas são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer negócio, e podem muito bem ser respondidas por meio de um planejamento comercial, financeiro e contábil minucioso.
6. Proatividade entre os pilares do empreendedor
Bons empreendedores são aqueles que sabem quando é necessário arregaçar as mangas e tomar iniciativa para executar as tarefas essenciais de sua empresa.
Um projeto não tem apresentado os resultados esperados? Seus funcionários não conseguem encontrar a solução para um problema do cliente? Que tal ter a proatividade necessária para participar do dia a dia da empresa e fazer com que esses resultados sejam atingidos? Além de demonstrar engajamento para os membros de sua equipe, esse tipo de atitude te transforma em um empreendedor que conhece a fundo os problemas e cotidiano da empresa.
7. Criatividade e flexibilidade para oferecer soluções inteligentes
Por falar em resoluções de problemas e soluções para seus clientes, nem sempre essas respostas são simples de serem encontradas. É por isso que muitos empreendedores são formados em áreas completamente diferentes das que atuam: eles têm uma perspectiva diferente e inovadora sobre o mesmo contexto de negócios. Assim, podem pensar de forma criativa e flexível, oferecendo respostas, muitas vezes, mais criativas e eficientes do que outros profissionais. Como exercício, procure sempre se colocar também no lugar do cliente para identificar problemas na prestação de serviços e pensar em soluções inovadoras.
8. Visão e foco nos objetivos da empresa
Quais são os objetivos de sua empresa? Qual é a missão de seu empreendimento? E seus valores? Seus funcionários internalizaram essas características essenciais do empreendimento?
A referência de qualquer colaborador da empresa é o empreendedor, por isso, visão e foco são aspectos essenciais de um profissional de sucesso. Procure demonstrar diariamente esses valores para seus funcionários, além de acreditar nesses objetivos e tê-los em mente no dia a dia da empresa. Afinal, de que outra maneira seria possível concretizá-los?
9. Capacidade de liderança
Um empreendedor de sucesso é, também, a pessoa responsável por liderar um time de funcionários e colaboradores na jornada da empresa. É do empreendedor que se esperam as medidas de superação dos desafios, as razões para engajamento na cultura da empresa, a vontade de oferecer os melhores produtos e serviços possíveis, entre outras coisas.
Por que não exercitar essa capacidade de liderança? Leia livros sobre o tema, informe-se sobre seu papel na empresa e esteja sempre aberto a receber feedback de seus funcionários. Essas atitudes te fazem não apenas um chefe, mas também um verdadeiro líder.
A verdade é que não existe uma “receita de bolo” que leve o empreendedor ao sucesso. Em alguns casos essa realidade vai depender mais dos brios e da força de vontade de quem empreende do que, necessariamente, o cenário de mercado em que o empreendedor que entrar.
De qualquer forma sabemos que, além da prática, é imprescindível o networking, processos de mentoria, consultoria e até cursos de empreendedorismo nessa jornada.
Fonte: Administradores
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