O mundo está mudando rapidamente e, no cenário digital em que vivemos hoje, crescer além dos limites nacionais é importante para que seu conteúdo e suas soluções tenham um alcance mundial. Com isso, sua marca impacta positivamente muitas pessoas ao redor do mundo.
Também sabemos que criar uma estratégia de marketing não é uma tarefa fácil. É preciso fazer muita pesquisa, ter um bom planejamento e realizar esforços para conseguir que uma marca se destaque no seu público e alcance seus objetivos de negócio. E quando falamos de marketing global, o desafio se torna ainda maior.
Tornar-se global requer muito foco e pesquisa. É importante entender o cenário atual do mercado em que você pretende entrar. Para isso, algumas perguntas são fundamentais.
Para obter respostas a essas indagações, uma empresa precisa avaliar não apenas seus recursos internos, como o orçamento e a mão de obra, mas também fatores externos, como os aspectos culturais, econômicos e de concorrência. Essas características terão um papel importante na decisão sobre qual direção seguir.
Com essas perguntas respondidas, é hora de definir aonde você quer que o negócio chegue e qual caminho trilhar até lá.
Recomendamos dividir a elaboração da estratégia de marketing global em 4 etapas: planejar, produzir, promover e aperfeiçoar. Elas são semelhantes ao que encontramos no marketing tradicional, mas com algumas diferenças. Você pode se aprofundar em cada uma dessas etapas lendo o e-book completo.
Para alcançar o sucesso com a estratégia, toda a equipe precisa estar alinhada. No entanto, vale observar que cada região precisa ter sua especificidade, com uma persona própria, assim aspectos linguísticos, históricos e culturais distintos. Além disso, você tem que manter a equipe engajada, colaborativa e eficiente, uma vez que só assim será possível alcançar os objetivos de negócio.
Outro ponto importante é que cada empresa tem o seu próprio objetivo. As prioridades podem mudar de acordo com o cenário e a região. Também há vários tipos de objetivo envolvidos, como a retenção de clientes, o crescimento, a lucratividade, a participação de mercado, e assim por diante.
Para cada objetivo, você pode pensar em diferentes formatos de conteúdo e tipos de abordagem. Se o objetivo for a retenção de clientes, por exemplo, um bom ponto de partida seria investir na interface com o usuário, no relacionamento com o cliente e no marketing de indicação.
Para que as ações aconteçam da melhor forma, a equipe precisa estar pronta e disponível não apenas para planejar uma estratégia de conteúdo, mas também para criar as peças necessárias.
Com a estratégia definida, é hora de criar objetivos de longo prazo e elaborar metas SMART. Onde você quer que seu negócio esteja? Quais são as métricas que você precisa analisar para chegar lá?
Uma boa maneira de estabelecer essas metas é por meio de uma análise de funil invertido, como mostramos neste exemplo: se precisamos ter R$ 100.000 por mês, é necessário ter X oportunidades de vendas, que devem ter X MQLs provenientes de X leads convertidos de X visitas.
Para facilitar, você pode dividir esses números em valores menores. Ainda, como a sigla SMART sugere, as metas devem ser Específicas (Specific), Mensuráveis (Measurable), Atingíveis (Attainable) e Temporais (Timely). Você pode trabalhar com períodos como trimestre ou mês, assim como definir as metas de acordo com cada região.
Por fim, não se esqueça de contar com ferramentas de planejamento, como calendários, planilhas e outros recursos que vão ajudar você a montar um plano e acompanhar suas campanhas.
Monte sua equipe: lembre-se de que você está direcionando suas comunicações para outro local. Isso pode implicar no uso de outros idiomas, mas também diferentes formas de posicionar e transmitir a mesma mensagem. Nesse caso, ter alguém daquele local para criar e/ou revisar seu conteúdo é muito importante.
Outro ponto fundamental é focar as pessoas. Apesar da necessidade de escalar a estratégia, tenha em mente que você está se comunicando com pessoas. Portanto, crie conexões e tenha uma abordagem personalizada para os diversos públicos com os quais você conversa, tendo em mente que cada persona tem necessidades e dores diferentes.
Como mencionamos, é importante que você tenha um plano para orientar a equipe de marketing sobre as medidas que deve tomar. Com isso, vai conseguir documentar o processo, de modo que o seu time possa acessar as informações e saber quem — e quando — é responsável por cada tarefa.
A documentação do processo vai permitir responder a algumas perguntas-chave, como as que elencamos a seguir.
Ao realizar campanhas globais, é crucial compartilhar a mesma mensagem em todo o mundo, independentemente do idioma usado. Por isso, certifique-se de transmitir a mensagem certa para todas as regiões, resguardando sua marca de ruídos na comunicação.
Você também precisa entender a diferença entre tradução, localização e transcriação. O primeiro conceito consiste em apenas converter para outro idioma. Já a localização leva em consideração as características específicas de um local, indo além da tradução de palavras. No caso da transcriação, trata-se de uma mistura de ambos, em que você traduz e, ao mesmo tempo, considera os aspectos regionais do conteúdo.
Aqui, a ideia é fazer uma auditoria técnica das ferramentas que sua empresa já utiliza. Você tem aproveitado todas elas? Essas ferramentas auxiliarão na sua estratégia global?
Se você encontrar recursos que não foram usados ou que não suportam uma estratégia global, considere contratar novas tecnologias, que de fato ajudarão seu negócio a ter sucesso. A seguir, compartilhamos 5 considerações importantes ao definir suas ferramentas, de acordo com o nosso guia.
Gerenciar uma equipe global contribui muito para o intercâmbio cultural, mas também pode trazer alguns desafios, em especial no ambiente remoto.
Para uma melhor performance, capacite suas equipes locais e busque entender suas dificuldades e desafios. Às vezes, as diferenças culturais, os fusos horários e as distâncias geográficas podem afetar a rotina dos colaboradores. Por isso, a empatia é fundamental no relacionamento com as equipes.
Quem vive e tem a experiência de trabalhar com um mercado específico tem muito a compartilhar e contribuir para a estratégia global. Isso significa que é importante ouvir esses profissionais, já que eles podem trazer insights locais relevantes.
Fonte: Rock Content